Ônibus irregular bate de frente em carro na contramão da SP-300 e motorista morre
MORTE: Ônibus irregular bate de frente em carro na contramão da SP-300 e motorista morre. Foto: Divulgação/Artesp

Ocorrência foi registrada na noite desse sábado (14); Chevrolet Celta estava na contramão

Um sinistro (acidente) no km 279 da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), em São Manuel (SP), na noite desse sábado (14), envolvendo um Chevrolet Celta, um ônibus Scania, da empresa Wilkatur, irregular, e um ônibus Volvo, da empresa Fertan, deixou o motorista do Celta morto, após colisão frontal com o Scania.

De acordo com o Boletim de Ocorrências (B.O.), por volta das 23h40, o Celta trafegava na contramão da via. O motorista, identificado como Antônio Marcos dos Santos, de 53 anos, morreu no local. Nos ônibus ninguém se feriu.

Ônibus irregular

De acordo com a apuração exclusiva do Estradas, neste domingo (15), o ônibus Scania, Marcopolo Paradiso R, está com o cronotacógrafo vencido, desde 12/09/2024, portanto, não poderia circular no trânsito. A reportagem apurou também que o veículo tem três multas, em aberto, aplicadas pelo DER-SP, sendo uma por excesso de velocidade.

Segundo consta no B.O., o ônibus Scania trafegava pela faixa 1 (esquerda), no sentido Leste, quando, no km citado, colidiu frontalmente com o Celta, que estava na contramão, sem que houvesse tempo para desviar. Na sequência, o ônibus Volvo, que trafegava logo atrás, colidiu na traseira do ônibus Scania. Todos os veículos permaneceram imobilizados na faixa 1.

Ônibus irregular bate de frente em carro na contramão da SP-300 e motorista morre
TRISTEZA: Motorista do Celta trafegava na contramão e morreu no local, após colidir o veículo contra o ônibus irregular. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ainda conforme consta no B.O., os ônibus faziam o trajeto Bauru (SP) – Campos do Jordão, (SP). Equipes de resgate da concessionária responsável e do SAMU deram atendimento às vítimas. A Polícia Científica, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv-SP) e a Polícia Civil  também prestaram atendimento à ocorrência.

Por conta do sinistro, o tráfego ficou prejudicado, porém não houve congestionamentos. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.

A PMRv-SP não informou se os motoristas dos ônibus estavam com suas documentações (CNH e exame toxicológico) em ordem nem se as documentações dos veículos estavam regularizadas. Já o condutor do Celta estava com sua CNH vencida.

A reportagem apurou também que a PMRv-SP não autuou o veículo Scania por estar com o cronotacógrafo vencido.

A Polícia Civil de São Paulo irá investigar as causas do sinistro.

Leia também:

1 de 8 motorista de ônibus e caminhão tem exame vencido

Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco