
Ocorrência foi registrada na noite desse sábado (14); Chevrolet Celta estava na contramão
Um sinistro (acidente) no km 279 da Rodovia Marechal Rondon (SP-300), em São Manuel (SP), na noite desse sábado (14), envolvendo um Chevrolet Celta, um ônibus Scania, da empresa Wilkatur, irregular, e um ônibus Volvo, da empresa Fertan, deixou o motorista do Celta morto, após colisão frontal com o Scania.
De acordo com o Boletim de Ocorrências (B.O.), por volta das 23h40, o Celta trafegava na contramão da via. O motorista, identificado como Antônio Marcos dos Santos, de 53 anos, morreu no local. Nos ônibus ninguém se feriu.
Ônibus irregular
De acordo com a apuração exclusiva do Estradas, neste domingo (15), o ônibus Scania, Marcopolo Paradiso R, está com o cronotacógrafo vencido, desde 12/09/2024, portanto, não poderia circular no trânsito. A reportagem apurou também que o veículo tem três multas, em aberto, aplicadas pelo DER-SP, sendo uma por excesso de velocidade.
Segundo consta no B.O., o ônibus Scania trafegava pela faixa 1 (esquerda), no sentido Leste, quando, no km citado, colidiu frontalmente com o Celta, que estava na contramão, sem que houvesse tempo para desviar. Na sequência, o ônibus Volvo, que trafegava logo atrás, colidiu na traseira do ônibus Scania. Todos os veículos permaneceram imobilizados na faixa 1.

Ainda conforme consta no B.O., os ônibus faziam o trajeto Bauru (SP) – Campos do Jordão, (SP). Equipes de resgate da concessionária responsável e do SAMU deram atendimento às vítimas. A Polícia Científica, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv-SP) e a Polícia Civil também prestaram atendimento à ocorrência.
Por conta do sinistro, o tráfego ficou prejudicado, porém não houve congestionamentos. A Polícia Civil irá investigar as causas do sinistro.
A PMRv-SP não informou se os motoristas dos ônibus estavam com suas documentações (CNH e exame toxicológico) em ordem nem se as documentações dos veículos estavam regularizadas. Já o condutor do Celta estava com sua CNH vencida.
A reportagem apurou também que a PMRv-SP não autuou o veículo Scania por estar com o cronotacógrafo vencido.
A Polícia Civil de São Paulo irá investigar as causas do sinistro.
Leia também:
1 de 8 motorista de ônibus e caminhão tem exame vencido
Veja 20 dicas para você viajar de ônibus com segurança e identificar situações de risco