ALUGUEL: Volvo lança sistema inédito de aluguel de ônibus rodoviário, pelo período de 36 a 60 meses. Fotos: Divulgação/Volvo

Sistema inédito chega ao País por meio da montadora Volvo, que passa a oferecer aluguel por 36 a 60 meses

Uma nova modalidade financeira chega ao Brasil, por meio da Volvo. A mntadora sueca passa a oferecer alguel de ônibus rodoviários sem a necessidade de qualquer investimento inicial, pagando apenas uma parcela mensal. Esta opção permite que o transportador utilize o coletivo por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato.

Segundo Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil, trata-se de um modelo de leasing operacional, que é muito parecido com uma oferta de locação/assinatura de veículos, realidade no mercado de automóveis”

Para o diretor-comercial da Volvo Financial Services no Brasil, Valter Viapiana, a nova modalidade traz diferenciais competitivos e incorpora um pacote de serviços, como despachante e manutenção, por exemplo. “A Volvo já oferece esse sistema para caminhões, mas é inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento”, complementa.

Segundo a Volvo, inicialmente será feita uma oferta limitada de veículos nesta modalidade. Neste modelo, o transportador não precisará fazer o desembolso de capital para investimento inicial na compra do veículo. Ele receberá um ônibus completo de imediato, pronto para rodar e passa a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado entre as partes. Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida.

Vantagens

Além de não necessitar investir na aquisição do veículo, o transportador tem o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contato: devolver o bem ao Banco Volvo ou ofertar uma proposta de compra e permanecer com o veículo definitivamente. “É um sistema financeiro que garante benefícios para ambas as partes. E contribui de forma significativa para a operação de transporte num momento em que o transportador tem dificuldades para fazer um investimento inicial maior na compra do veículo. Também permite que este operador direcione seus esforços exclusivamente para sua operação de transporte de passageiros, deixando com a Volvo a manutenção e outros serviços, garantindo-lhe maior disponibilidade e consequentemente maiores oportunidades de ampliar o faturamento”, explica Valter Viapiana.

ROTAS LONGAS: Os novos ônibus são destinados para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais.

“O serviço é exclusivo para ônibus rodoviários pesados, como os chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados pela marca”, informa Paulo Arabian. Eles chegam ao mercado com uma nova geração da transmissão I-Shift e a Aceleração Inteligente, duas tecnologias que, juntas, garantem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Os chassis também tiveram aprimoramentos no Sistema de Segurança Ativa e de conectividade, com novidades no App Volvo Bus Connect.

Os novos ônibus são destinados para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv. Mais informações: 0800 041 3033 – Ouvidoria: 0800 645 5554.