Levantamento exclusivo do Estradas.com.br apurou que o ônibus envolvido no acidente de hoje na SP-425, que deixou 7 mortos até o momento e 34 feridos, tem 15 multas de trânsito, nos últimos dois anos.
Sendo nove por excesso de velocidade e uma por ultrapassagem em faixa contínua. Destas, somente dez foram pagas.
As multas mais recentes ocorreram no dia 13/11/2020 12:11 na BR153 KM 333,98 por excesso de velocidade e a outra por passar o sinal vermelho em 12/10/2020.
O cronotacógrafo do veículo, a caixa preta dos veículos pesados, está com a certificação em dia. O modelo é analógico e pode ser retirado pela perícia para apuração da velocidade na hora do acidente, eventual excesso de jornada ou tempo de direção contínua.
A carreta também utiliza o mesmo modelo de cronotacógrafo e não registra, ao menos não aparecem, multas pendentes.
Ônibus está irregular, diz ANTT
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), “a Empresa Hélios Coletivos e Cargas está habilitada na ANTT para prestação do serviço regular interestadual de passageiros, para operar a ligação de São Felix do Xingu (PA) – Carazinho (RS). A relação de linhas autorizadas para a empresa estão em anexo.
Quanto ao veículo de placa IYF-8759/RS, que envolvido no acidente, ele consta como inativo no sistema da ANTT e está com Certificado de Segurança Veicular vencido, ou seja, não poderia estar sendo utilizado pela empresa.”
Comentários encerrados