RECURSOS: Minas Gerais - dono da segunda maior malha de rodovias federais no país, vai receber uma série de obras estruturantes até o fim do ano, como a BR-265 (foto), que será recuperada entre Jacuí e Alpinópolis. Foto: Divulgação/Dnit

São R$ 1,6 bilhão previstos para manutenção, construção e adequação de rodovias federais que cortam Minas Gerais; BR-265 está entre as contempladas

Unidade da federação com a segunda maior malha de rodovias federais, Minas Gerais vai receber uma série de obras estruturantes até o fim do ano como parte dos esforços do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes (MT), de melhorar as condições viárias das principais estradas do país.

Segundo o MT, entre obras de manutenção, ampliação e adequação de rodovias federais, estão previstos investimentos de R$ 1,6 bilhão para este ano no estado

O valor é cerca de seis vezes maior em comparação aos R$ 262,4 milhões usados pela gestão anterior no ano passado. Com o reforço no orçamento para 2023, por exemplo, foi possível assinar a ordem de serviço para o início das obras remanescentes de implantação e pavimentação de 10 quilômetros de trechos descontínuos da BR-265, entre Jacuí e Alpinópolis, que contarão com um investimento de R$ 70 milhões.

Tais intervenções só serão possíveis graças à Emenda Constitucional 126/2022, que permitiu a manutenção de programas sociais como o Bolsa Família e a Farmácia Popular e recompôs o orçamento do Ministério dos Transportes. “Esperamos levar muitas melhorias à malha rodoviária de Minas Gerais neste ano e no próximo, de modo a recuperar os desgastes que essas estradas sofreram nos últimos anos pela falta de investimentos”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao assinar a ordem de serviço da BR-265/MG.

A reunião onde a ordem de serviço para início das obras na BR-265 foi assinada também contou com a presença do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que ficou impressionado com o panorama apresentado para Minas Gerais. “Por ser um estado que se encontra no centro do país, atender à malha rodoviária de Minas Gerais é atender ao Brasil como um todo. Fico muito contente e otimista ao ver os esforços que estão feitos aqui para sanar os principais problemas deste estado tão importante para o nosso país”, afirmou.

RECURSOS: Ordem de serviço garante obras remanescentes de implantação e pavimentação na BR-265, entre Jacuí e Alpinópolis, no Sul de Minas. Foto: Marcio Ferreira/MT

Iniciativa privada

Entre outras obras, estão previstas a duplicação de 37,5 quilômetros BR-381, entre Governador Valadares (MG) e Belo Horizonte (MG); a pavimentação de 61,6 quilômetros da BR-367, entre Salto da Divisa (MG) e Almenara (MG); a construção da BR-135, entre Manga (MG) e Itacarambi (MG); obras remanescentes da BR-365, em Uberlândia (MG); adequação da travessia da BR-440, em Juiz de Fora (MG); substituição de duas pontes da BR-265; pavimentação de 12,6 quilômetros remanescentes da BR-364, em Gurinhatã (MG); entre outras.

Além o reforço do orçamento público, Minas Gerais também receberá investimentos privados em suas rodovias. Devem ser lançados, ainda neste ano, três editais de licitação: a BR-040/495/MG/RJ, também chamada de Rio-BH; a BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares; e a BR-040/MG/GO, conhecida como Rota dos Cristais.

Fonte: Aescom do MT

3 COMENTÁRIOS

  1. Vão gastar 6x mais e vai resultar no mesmo serviço. Querem apostar quanto. No vale do jequitinhonha mesmo já começaram os esquemas pra licitar. Sou viajante e conheço bem esta realidade

  2. Fiz viagem em 5/02/2023 pra Bahia,saindo de S.Paulo,fui pela 116,em Minas. Estava horrível. Voltei em 28/05/2023. Uma maravilha. Homens trabalhando e estava praticamente recuperada. Parabéns governo federal

  3. A Rodovia do Agro ligando a Santana do Garambéu a Andrelandia, MG está faltando a pavimentação. O agro não é prioridade do governo?

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