PANES AUMENTAM: Levantamento da Artesp e concessionárias paulistas mostra crescimento nos casos de pane mecânica e/ou elétrica nas estradas em 2021. Foram notificados 485.368 casos mecânicos e 27.927 registros de panes elétricas. Foto: Clovis Ferreira

De acordo com levantamento da Agência de Transportes de São Paulo (Artesp), ocorrências envolvendo essas panes cresceram nas rodovias concedidas, em 2021

A frequência de problemas mecânicos e elétricos nas rodovias concedidas de São Paulo aumentou em 2021, de acordo com levantamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em parceria com as concessionárias paulistas.

Segundo o documento, os casos de pane tiveram um aumento significativo: foram notificados 485.368 casos, um aumento de 9,1% comparado a 2020, quando foram registradas 444.505 ocorrências.  Já em relação às panes elétricas, foram identificados 27.927 registros – um aumento de 11,6% em comparação ao ano de 2020, quando foram 25.015 casos.

Ainda de acordo com a Artesp, os acidentes (sinistros) envolvendo panes mecânica ou elétrica são ocasionados por diversos motivos, dentre os quais se destacam:  falta de combustível no veículo, superaquecimento de motor, problema de injeção eletrônica, bateria fraca e embreagens gastas. As concessionárias que mais identificaram casos de pane mecânica foram a Autoban e a Ecovias. Já as concessionárias com mais ocorrências de panes elétricas foram SPMar e Eixo SP.

Eficiência na prestação de serviço

Segundo a Artesp, as 20 concessionárias estão preparadas para atender o mais rápido possível aos usuários em casos de pane no veículo. À medida que o usuário entra em contato com a concessionária solicitando algum socorro, as equipes estão sempre prontas para o atendimento. Em casos mais complexos, em que o “Socorro Mecânico” não consegue fazer a manutenção do veículo, é acionado o guincho, que leva o automóvel para um posto mais próximo.

Esse foi o caso do Valmir Pinheiro da Costa, 42 anos, técnico de segurança e saúde, que precisou acionar o socorro mecânico e, logo em seguida, um guincho. “O  pessoal me atendeu bem desde a primeira chamada que fiz usando o telefone de emergência do acostamento da estrada; depois, os funcionários que chegaram foram bastante atenciosos e prestativos em tentar resolver o problema e, mesmo não conseguindo resolver no local, atenderam meu pedido de remoção para um posto de combustíveis mais próximo”, explicou Valmir.

Em 2021, foram realizados mais de 325 mil atendimentos de “Socorro Mecânico” e foram solicitados mais de 283 mil guinchos para atendimentos de usuários nas rodovias concedidas. As concessionárias têm como foco o atendimento rápido e eficiente em toda a malha viária.

O que fazer em caso de pane?

Para evitar casos de pane mecânica ou elétrica durante a viagem, o usuário deve verificar o nível de combustível e fazer uma checagem dos itens obrigatórios de segurança, como pneus, freios e limpador de para-brisas. O motorista deve também se atentar em levar o carro a uma oficina especializada para uma verificação preventiva. Contudo, mesmo com a manutenção do veículo em dia, pode ocorrer algum problema, seja falha mecânica, elétrica etc.

FUNCIONA: A promotora Patrícia Gonçalves, 42 anos, de Ribeirão Preto, foi atendida pela concessionária Eixo SP no dia 19 de janeiro deste ano, após sua motocicleta apresentar pane mecânica na Rodovia Alexandre Balbo (SP-328). “Quem não acredita no serviço da concessionária pode passar a acreditar; ele é eficiente e é necessário”, afirma Patrícia.cessionária Eixo SP completa quatro meses de operação em 12 rodovias do interior paulista. Foto: Divulgação/Eixo SP/Ilustrativa

Recomendações em situação de pane:

– Manter a calma, sinalizar o local e chamar o socorro mecânico.
– Parar o veículo em local seguro como posto de serviço ou, quando possível, num recuo/acostamento. Na falta de acostamento, encostar à direita.
– Mesmo que o veículo esteja parado no acostamento, de forma rápida e segura, todos (motorista e passageiros) devem sair do veículo e ficarem afastados da rodovia, nunca à frente ou atrás do veículo.
– Sinalizar o local: ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo a uma distância de forma equivalente à velocidade máxima da via, por exemplo: se a velocidade máxima permitida é 100 km/h, você deve dar 100 passos para trás e colocar o triângulo.
– Enquanto sinaliza, o motorista deve ficar afastado dos veículos que continuam no trânsito.
– Solicitar socorro à concessionária. Evite tentar consertar o problema sozinho.
– Ao se deparar com algum veículo em pane na rodovia, avise a concessionária. Parar para ajudar pode colocar a sua segurança em risco.

Além das orientações acima, é importante que o motorista obtenha os números de telefones de emergência antes de viajar. Nas rodovias concedidas, também existe a sinalização institucional com o 0800 da concessionária de jurisdição. Quem utilizou esse serviço foi a promotora Patrícia Gonçalves, 42 anos, de Ribeirão Preto, que foi atendida pela concessionária Eixo SP no dia 19 de janeiro, após sua moto apresentar uma pane mecânica na Rodovia Alexandre Balbo (SP-328). “Quem não acredita no serviço da concessionária pode passar a acreditar; ele é eficiente e é necessário”, afirma Patrícia.