Desde o dia 25 de novembro de 2010, todos os controladores de velocidade de rodovias estaduais estão fora de operação. Isso inclui os 70 pardais, sendo 24 na Estrada do Mar. O problema foi mostrado em reportagem da RBS TV na sexta. Os equipamentos estariam desligados desde que o contrato emergencial com a empresa fornecedora terminou.

Por recomendação do Ministério Público, o governo estadual anterior lançou licitação no valor de R$ 60 milhões. Duas concorrentes entraram na Justiça e conseguiram suspender a compra. O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, diz que o governo apresentará, nos próximos dias, um recurso judicial para tentar retomar a licitação. Ele acredita que o processo deve ser demorado.

– Lamento profundamente que nós estejamos envoltos nesses interesses. Sem poder autuar ninguém, sem ter punido muitos motoristas que provavelmente cometeram acidentes com morte nesse período todo – disse.

Sem os pardais, o Estado pedirá o reforço do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) na fiscalização de motoristas infratores.