Na próxima terça-feira (25), sociedade e empresas de engenharia conhecerão de perto o Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais. A audiência pública de apresentação do PROARTE acontecerá às 10h, no auditório térreo do Edifício Sede do DNIT em Brasília. Trata-se de uma exigência da Lei nº 8.666/93: toda licitação com valor superior a R$ 150 milhões deve ser detalhada a toda a população interessada até 45 dias antes do lançamento da licitação.

A meta do Programa é restaurar 2.500 pontes em todo o país. Para cumprir essa missão, o DNIT vai investir R$ 5,8 bilhões, com apoio financeiro do Banco Mundial. É a primeira vez que o Governo Federal lança uma iniciativa que tem como alvo as pontes das rodovias federais em todo o país – até hoje, eram realizados investimentos pontuais.

São diversas as necessidades de intervenção nas Obras de Arte Especiais que integram a malha rodoviária federal, e os serviços podem começar ainda no primeiro semestre de 2011. Um extenso diagnóstico de campo foi o instrumento utilizado para definir as ações e prioridades de recuperação, reforço e alargamento das OAEs. O resultado é uma documentação que inclui planilhas de quantidades e orçamento, informações inseridas em um sistema específico, desenvolvido especialmente para o gerenciamento do Proarte.

Até 2014, todas as unidades da federação serão beneficiadas pelas intervenções. Hoje, o DNIT tem sob sua responsabilidade mais de 4.300 pontes, viadutos e pontilhões que, colocadas lado a lado, somariam uma extensão total de 264 quilômetros. De acordo com o cronograma, as obras devem começar em maio deste ano, nos 10% de pontes, viadutos e pontilhões que têm necessidade mais urgente de melhorias.