Participante único, Grupo EPR "ganha" leilão do Lote 6 do Paraná
CONCESSÃO: Participante único, Grupo EPR "ganha" leilão do Lote 6 do Paraná. Foto: Roberto Dziura/AEN

Sem concorrentes, empresa ofereceu 0,08% de desconto no valor da tarifa de pedágio

Um leilão com apenas um participante. Esse foi o cenário na tarde dessa quinta-feira (19),  na B3, em São Paulo (SP), para o último evento envolvendo uma concessão de rodovias: o Lote 6 de Rodovias no Paraná, que foi vencido pelo Grupo EPR. A empresa ofertou 0,08% de desconto na tarifa de pedágio.

De acordo com o edital, o contrato para a exploração de 662,1 quilômetros de rodovias é de 30 anos, e prevê investimentos da ordem R$20,11 bilhões. O lote 6 engloba trechos rodoviários das rodovias BR-163BR-277 e BR-469, além das estradas estaduais PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), trata-se do maior projeto rodoviário do Estado do Paraná, que prevê a duplicação de 462 quilômetros, implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, 87 quilômetros de vias marginais e 13 quilômetros de contornos. Entre as melhorias, também estão previstas a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna, três Pontos de Parada e Descanso (PPDs) e 21 quilômetros de iluminação na Serra. Considerada a principal rodovia do Paraná, a BR 277 é rota para o porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil.

Benefícios

O Lote 6 liga regiões estratégicas, como Guarapuava (PR), Cascavel (PR) e Francisco Beltrão (PR), além de três interligações internacionais com o Paraguai. A duplicação da BR-277 é um dos destaques, contemplando o trecho entre Cascavel (PR) e Matelândia (PR), que completa a ligação duplicada até Foz do Iguaçu (PR). Obras importantes também estão previstas nas rodovias PR-158, PR-280 e PR-483, abrangendo desde Cascavel até Pato Branco e Nova Laranjeiras.

O setor produtivo também será impactado positivamente. No Oeste do Paraná, região de maior crescimento econômico do estado, a melhoria nas rodovias deve beneficiar o cooperativismo e indústrias alimentícias, reduzindo custos logísticos e ampliando a competitividade.

Assinatura do contrato e pedágios

De acordo com a ANTT, a assinatura do contrato está prevista para abril de 2025. A cobrança da tarifa de pedágio em nove praças deve começar até maio, alinhada ao cronograma de implantação das melhorias.