Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7011/06, de autoria do deputado Vittorio Medioli (PV-MG), que obriga as empresas de ônibus e aéreas a orientar os passageiros sobre a prevenção da trombose venosa profunda.

O projeto determina que os passageiros sejam orientados verbalmente, no início das viagens; e por meio de folhetos, colocados em cada poltrona, que recomendem exercícios preventivos. As orientações dos folhetos deverão seguir as normas internacionais e nacionais de prevenção da doença.

A doença
A trombose venosa profunda é uma doença circulatória causada pela formação de coágulos no interior das veias. A sua ocorrência é comum durante ou após longas viagens, quando o passageiro fica imóvel por muito tempo. O desprendimento desses coágulos pode causar embolia pulmonar, que pode ser fatal.

O deputado Vittorio Medioli alerta que 170 mil casos da doença são registrados por ano no Brasil. “O risco de trombose, qualquer que seja o meio de transporte utilizado, pode ser reduzido por medidas simples, como não colocar bagagens embaixo das poltronas, não ficar imóvel na poltrona, mudar de posição com freqüência, beber líquidos e fazer pequenos exercícios durante a viagem”, recomenda o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.