Pavimentação da MG-280, de Paula Cândido a Divinésia, alcança 20% dos serviços
ESPERADA HÁ DÉCADAS: Pavimentação da MG-280, de Paula Cândido a Divinésia, é esperada há décadas pela população. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Der de Minas, trabalhos devem ser concluídos em dezembro deste ano

Até dezembro deste ano, os serviços de pavimentação da rodovia MG-280, entre Paula Cândido e Divinésia, na Zona da Mata, em Minas Gerais, devem ser finalizados, de acordo com a previsão do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG),responsável pela rodovia.

Segundo o Departamento, os serviços seguem em bom ritmo e já apresentam uma evolução de 20% dos serviços concluídos. Esperada há quatro décadas, a pavimentação dos 16 km entre os dois municípios ganhará novo impulso com o fim do período chuvoso.

De acordo com o DER, as obras foram iniciadas em junho de 2023, e tem dois quilômetros prontos. Atualmente, as equipes se dividem em trabalhos de terraplenagem, drenagem e sub-base.

Conforme previsão do DER, as obras sejam finalizadas até final de 2024, já considerando as paradas técnicas em função do período chuvoso.

Marco na região

A pavimentação da MG-280, considerada um marco e a realização de um sonho dos moradores da região, é viabilizada por meio do Provias, maior programa de obras rodoviárias da última década, e de emendas parlamentares. O investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões.

Após a conclusão da obra, o trecho passa a ser uma rota alternativa entre Viçosa e Ubá e irá beneficiar diretamente os municípios de Paula Cândido (MG), Divinésia (MG), Visconde do Rio Branco (MG) e Senador Firmino (MG).

Com a pavimentação, a indústria moveleira e o agronegócio da região ganham maior produtividade e capacidade de escoamento.

Provias

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

As intervenções visam reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. No total, são mais de cem obras de recuperação funcional e de pavimentação e construção de pontes.