COBRANÇA AUTOMÁTICA: Começa nesta segunda-feira (1º/6) a cobrança eletrônica da tarifa no pedágio municipal do Atanazio, em Pindamonhangaba (SP). Foto: Divulgação

De acordo com a Prefeitura Municipal, objetivo é agilizar passagem pela cabine e evitar transtornos no trânsito local

O pedágio municipal da Estrada do Atanázio, em Moreira César, em Pindamonhangaba (SP), iniciará nesta segunda-feira (1º/6) a cobrança e fiscalização eletrônica, como forma de evitar que veículos e caminhões de outras cidades provoquem transtornos e prejuízos ao trânsito local.

De acordo com a Prefeitura, por conta das evasões desses veículos do pedágio na Via Dutra (BR-116), o sistema de cobrança foi modernizado o que irá garantir mais agilidade na passagem pela cabine.

Isenções

Ainda de acordo com a Prefeitura, estão isentos do pagamento da tarifa quaisquer veículos licenciados no município de Pindamonhangaba (portanto, estes não necessitam de cadastro) e os veículos cujos os proprietários trabalhem ou estudem de forma permanente no município, que poderão se cadastrar por meio do site www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicando no link SERVIÇO AO CIDADÃO e depois em PEDÁGIO.

Como funciona?

Segundo a diretora de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba, Luciana Viana, o novo sistema está em fase final de testes e dia 1º serão transferidas todas as informações do sistema antigo. “Para evitar surpresas e transtornos aos motoristas estamos comunicando sobre o novo sistema de cobrança, uma vez que não teremos mais funcionário no local”, disse.

Viana esclarece que o novo sistema é simples e o motorista deve ativá-lo por meio desse link, no qual o interessado encontra o tutorial e todas as orientações para cadastrar as informações pessoais e do veículo.

Ainda de acordo com a diretora, a ação permitirá que o veículo utilize a estrada municipal e passe pelo pedágio sem fila e atraso. “Por meio do sistema eletrônico, a passagem do veículo será registrada e o motorista será notificado pelo sistema da Ocorrência de Passagem pelo pedágio, que estará detalhada no sistema de controle contendo foto, dia e horário da passagem pelo pedágio”, frisou.

Emissão do boleto

Para efetivar a cobrança e evitar as multas, o motorista poderá emitir o boleto ou ainda utilizar a linha digital para efetuar o pagamento da Tarifa de Pedágio e o pagamento pode ser efetuado nos bancos credenciados (Caixa, Santander, Itaú e Banco do Brasil). O veículo que não efetuar o pagamento do pedágio estará sujeito à multa prevista no Art. 209 Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação.

Caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade o cidadão poderá entrar em contato com a Prefeitura de Pindamonhangaba por meio da Central de Atendimento, de forma eletrônica pelo do site  e protocolar a sua solicitação, ou pelo telefone 3648-4813.

Controle de Veículos e Cargas

De acordo com Viana, outra ação do município para evitar a invasão de veículos de carga nas vias municipais foi a implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019. Por meio do aplicativo para o cadastro de veículos de cargas criado para viabilizar a implantação.

“As vias da cidade que possuem fluxo intenso de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização. O principal objetivo deste sistema é organizar a circulação de veículos no trânsito da cidade, principalmente veículos pesados e de grande porte nos acessos urbanos, e assim melhorar a fluidez do tráfego nas vias de trânsito rápido e evitar danificação da pavimentação asfáltica e de calçadas e, em especial, diminuir os riscos de acidentes”, explicou.

Aliado agora ao sistema eletrônico de fiscalização, os veículos de fora serão flagrados e autuados pelo sistema implantado no Anel Viário (próximo ao túnel do Castolira) e na Rua Suíça (próximo ao bairro do Carangola).

13 COMENTÁRIOS

  1. Chegou uma notificação de multa falando que invadi um pedágio que nem vi, isso é muito errado não tem ninguém no local para avisar como funciona ,no meu carro tem o ConectCar em momento algum invadi nada ,a prefeitura que ta cometendo crime , pretendo entrar com uma ação na justiça contra essa ilegalidade.

    Responder

  2. Chegou uma notificação de multa falando que passei num pedágio que nem vi isso e muito errado vou recorrer vou na imprensa denuncia essa prática de roubo não concordo sou de São Paulo e não tem ninguém no local para avisa como funciona

  3. Como portal vcs deveriam repassar que muitos condutores estao sendo punidos com multas de valor absurdo e ainda com pontos na cnh mesmo sem ter conhecimento desta nova forma de cobrança, alem de nao haver um funciobario para esclarecer asvduvidas no local o prazo para regularizacao do debito e minimo diante do prazo da notificao de multa, por tanto digo que uma forma correta de alcançar o objetivo do pedagio que deveria ser a cobrança e nao a puniçao e dar um prazo maior para o pagamento do debito ja que a notificaçao da multa chega em media com 40 dias.

  4. Fiz o cadastro previamente, gerei o boleto, mas toda vez que ia pagar o boleto do pedágio acusava que o código de barras era inválido!
    De ontem para hoje venceu o boleto e agora que não dá mais pra pagar mesmo!
    O boleto que me geraram estava com problema e eu que pago o pato?? Uma sacanagem isso! Por favor, preciso de ajuda.

  5. boa tarde !!!!
    recentemente mas precisamente no dia 08/11/2020 passei com minha moto pelo pedágio em moreira cesar estrada do Atanazio nao era de meu conhecimento sobre a cobrança , pois entao como faço para verificar se gerou cobrança e como recolher a taxa. no aguardo de respostas
    12- 991683390
    Att. Valdir E Silva

    • Sr. Everton,

      Somos um portal de notícias. O senohr precisa entrar em contato com o órgão responsável.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  6. Boa noite tomei uma multa nesse pedágio de Moreira César

    gostaria de saber como eu faço para pagar essa multa do pedágio até agora não chegou

    • Prezado Wesley, boa noite!

      Nós somos um portal de notícias. O senhor deve entrar em contato com o órgão responsável.
      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

Comentários encerrados