COBRANÇA AUTOMÁTICA: Começa nesta segunda-feira (1º/6) a cobrança eletrônica da tarifa no pedágio municipal do Atanazio, em Pindamonhangaba (SP). Foto: Divulgação

De acordo com a Prefeitura Municipal, objetivo é agilizar passagem pela cabine e evitar transtornos no trânsito local

O pedágio municipal da Estrada do Atanázio, em Moreira César, em Pindamonhangaba (SP), iniciará nesta segunda-feira (1º/6) a cobrança e fiscalização eletrônica, como forma de evitar que veículos e caminhões de outras cidades provoquem transtornos e prejuízos ao trânsito local.

De acordo com a Prefeitura, por conta das evasões desses veículos do pedágio na Via Dutra (BR-116), o sistema de cobrança foi modernizado o que irá garantir mais agilidade na passagem pela cabine.

Isenções

Ainda de acordo com a Prefeitura, estão isentos do pagamento da tarifa quaisquer veículos licenciados no município de Pindamonhangaba (portanto, estes não necessitam de cadastro) e os veículos cujos os proprietários trabalhem ou estudem de forma permanente no município, que poderão se cadastrar por meio do site www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicando no link SERVIÇO AO CIDADÃO e depois em PEDÁGIO.

Como funciona?

Segundo a diretora de Trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba, Luciana Viana, o novo sistema está em fase final de testes e dia 1º serão transferidas todas as informações do sistema antigo. “Para evitar surpresas e transtornos aos motoristas estamos comunicando sobre o novo sistema de cobrança, uma vez que não teremos mais funcionário no local”, disse.

Viana esclarece que o novo sistema é simples e o motorista deve ativá-lo por meio desse link, no qual o interessado encontra o tutorial e todas as orientações para cadastrar as informações pessoais e do veículo.

Ainda de acordo com a diretora, a ação permitirá que o veículo utilize a estrada municipal e passe pelo pedágio sem fila e atraso. “Por meio do sistema eletrônico, a passagem do veículo será registrada e o motorista será notificado pelo sistema da Ocorrência de Passagem pelo pedágio, que estará detalhada no sistema de controle contendo foto, dia e horário da passagem pelo pedágio”, frisou.

Emissão do boleto

Para efetivar a cobrança e evitar as multas, o motorista poderá emitir o boleto ou ainda utilizar a linha digital para efetuar o pagamento da Tarifa de Pedágio e o pagamento pode ser efetuado nos bancos credenciados (Caixa, Santander, Itaú e Banco do Brasil). O veículo que não efetuar o pagamento do pedágio estará sujeito a multa prevista no Art. 209 Código de Trânsito Brasileiro no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação.

Caso tenha qualquer dúvida ou dificuldade o cidadão poderá entrar em contato com a Prefeitura de Pindamonhangaba através da Central de Atendimento, de forma eletrônica pelo do site  e protocolar a sua solicitação, ou pelo telefone3648-4813.

Controle de Veículos e Cargas

De acordo com Viana, outra ação do município para evitar a invasão de veículos de carga nas vias municipais foi a implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019. Através do aplicativo para o cadastro de veículos de cargas pesadas, criado para viabilizar a implantação.

“As vias da cidade que possuem fluxo intenso de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização. O principal objetivo deste sistema é organizar a circulação de veículos no trânsito da cidade, principalmente veículos pesados e de grande porte nos acessos urbanos, e assim melhorar a fluidez do tráfego nas vias de trânsito rápido e evitar danificação da pavimentação asfáltica e de calçadas e, em especial, diminuir os riscos de acidentes”, explicou.

Aliado agora ao sistema eletrônico de fiscalização, os veículos de fora serão flagrados e autuados pelo sistema implantado no Anel Viário (próximo ao túnel do Castolira) e na Rua Suíça (próximo ao bairro do Carangola).

Com assessoria

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite tomei uma multa nesse pedágio de Moreira César

    gostaria de saber como eu faço para pagar essa multa do pedágio até agora não chegou

    • Prezado Wesley, boa noite!

      Nós somos um portal de notícias. O senhor deve entrar em contato com o órgão responsável.
      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui