COBRANÇA ELETRÔNICA: O pedágio municipal da Estrada do Atanazio, iniciará, em breve, a cobrança e fiscalização eletrônica. Objetivo é evitar que caminhões e veículos de outras cidades evadam do pedágio da Via Dutra (BR-116) e provoquem transtornos ao trânsito da cidade. Fotos: Divulgação

De acordo com a prefeitura municipal, medidas estão sendo tomadas para facilitar a passagem na praça do Atanazio, em Moreira César

O pedágio municipal da Estrada do Atanazio, no Distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba (SP), iniciará, em breve, a cobrança e fiscalização eletrônica. Com o objetivo de evitar que caminhões e veículos de outras cidades pratiquem a evasão do pedágio da Via Dutra (BR-116) e provoquem transtornos e prejuízos ao trânsito da cidade, foi modernizado o sistema, que traz inovações tecnológicas nas operações.

De acordo com a prefeitura, o sistema é fácil e o motorista deve ativar o veículo por meio de um site (que será divulgado na próxima semana), onde irá realizar o cadastro com informações pessoais e do veículo.

Ainda de acordo com a prefeitura, a ação proporcionará que o motorista que utilize a estrada municipal possa transitar sem fila e atraso. Segundo a diretora de Trânsito Luciana Viana, o sistema eletrônico registrará a passagem do seu veículo e o motorista será notificado pelo sistema da Ocorrência de Passagem pelo pedágio, que será detalhado com foto, dia e horário da passagem pelo pedágio.

Ainda de acordo com Viana, para que a cobrança seja efetivada e não haja autuação, o motorista poderá emitir o boleto ou ainda utilizar a linha digital para efetuar o pagamento da tarifa.

A diretora acrescenta que o pagamento pode ser efetuado nos bancos credenciados (Caixa, Santander, Itaú e Banco do Brasil). O veículo que não o fizer estará sujeito à multa, que está prevista no art. 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação.

Isenções

De acordo com Viana, estão isentos do pagamento da tarifa quaisquer veículos licenciados no município de Pindamonhangaba (portanto, não necessitam de cadastro) e os veículos cujos os proprietários trabalhem ou estudem de forma permanente no município, que poderão se cadastrar pelo site www.pindamonhangaba.sp.gov.br, clicando no link SERVIÇO AO CIDADÃO e depois em PEDÁGIO.

Segundo a diretora, o início da operação da cobrança eletrônica acontecerá nos próximos dias, mas o cadastro já pode ser realizado. Caso o motorista tenha dúvida ou dificuldade, entrar em contato com a Prefeitura por meio da Central de Atendimento, no telefone (12) 3648-4813 ou pelo site https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento e protocolar a sua solicitação.

CONTROLE: As vias da cidade que possuem fluxo de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização; objetivo é organizar a circulação de veículos na cidade, principalmente, caminhões nos acessos urbanos.

Controle de Veículos e Cargas

Outra ação do município para evitar a invasão de veículos de carga nas vias municipais foi a implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019. Através do aplicativo para o cadastro de veículos de cargas pesadas, criado para viabilizar essa implantação.

Segundo Viana, as vias da cidade que possuem fluxo intenso de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização. “O principal objetivo deste sistema é organizar a circulação de veículos no trânsito da cidade, principalmente veículos pesados e de grande porte nos acessos urbanos, e assim melhorar a fluidez do tráfego nas vias de trânsito rápido e evitar danificação da pavimentação asfáltica e de calçadas e, em especial, diminuir os riscos de acidentes”, disse.

Viana esclarece que, com as mudanças, além do sistema eletrônico de fiscalização, os veículos de outros municípios serão flagrados e autuados pelo sistema implantado no Anel Viário (próximo ao túnel do Castolira) e na Rua Suíça (próximo ao bairro do Carangola). Para mais informações sobre o sistema basta clicar no link: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/site/controle-de-veiculos-e-cargas/.

6 COMENTÁRIOS

  1. ola boa tarde, recebi uma notificaçao de multa por nao pagar pedagio, deste endereço, eu nunca passei por este pedagio nem por perto deste local estou achando que alguem esta enganado com estas informaçoes, a notificaçao acabou de chegar agora aqui na minha residencia em sao jose dos campos sp vou tomar todas as providencias cabiveis para solucionar este engano porque estao usando o nome dos pedagios ( de voces ) e o meu nome, nos prejudicando.

    • Prezado, Mario, boa tarde!

      Agradecemos pelo contato. Sua postura de entrar com recurso é a forma correta para se manifestar.

      Atenciosamente,

      Equipe Estradas

  2. Boa tarde passei por este pedágio veio me cobrar multa sendo que eu tenho sem parar porque não descontou de mim em vez de me dar multa e muita parada errada do prefeito

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui