Pelo menos 10 motociclistas morreram neste fim de semana nas estradas do Rio Grande do Sul, segundo levantamento da Agência RBS. Ao todo, entre às 12h de sexta-feira e o final da tarde de domingo, 13 pessoas perderam a vida no trânsito gaúcho.

Grande parte dos acidentes com mortes de motociclistas ocorreu em perímetros urbanos. Somente em Pelotas, no sul do Estado, cinco pessoas morreram em acidentes com motos entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo.

De acordo com a Brigada Militar da cidade, o número de ocorrências com o veículo de duas mortes cresceu no município nos últimos meses. Conforme o coordenador da Sala de Operações do 4° Batalhão de Polícia da Brigada Militar de Pelotas, sargento Valério Costa, a principal causa dos acidentes é a imprudência dos motoristas.

— A cada 10 acidentes de veículos com lesão corporal, oito tem envolvimento de motociclistas. Uma das causas é a imprudência.

Motociclistas também morreram em acidentes nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Leopoldo e Santa Cruz do Sul.

Os acidentes com motos

SÁBADO

Bento Gonçalves — Ivan Rubbo, 18 anos, conduzia uma moto que colidiu em um Escort na Rua Cavalheiro José Farina, bairro Licorsul.

Pelotas — Luiz Carlos da Silva, 65 anos, morreu na colisão de sua moto contra um poste no bairro Fragata, às 21h20min. O acidente ocorreu depois de o motociclista ter ultrapassado uma Parati.

Pelotas — Jeferson Ferreira Medina, 26 anos, e Diego Cardoso Madruga, 24 anos, morreram após colidirem suas motos frontalmente no início da madrugada. Os dois conduziam seus veículos em sentidos opostos na Rua Professor Mario Peiruque. Durante uma ultrapassagem, acabaram se chocando.

DOMINGO

Caxias do Sul — Edson Antônio da Silva, 27 anos, morreu o final da manhã deste domingo após sua moto colidir frontalmente em um Chevette às 4h30min, no km 3 da RSC-453. O caroneiro, Andrei Almeida Toledo da Silva, 14 anos, também não resistiu aos ferimentos.

Vale Real — Lucas Bernardi, 17 anos, não resistiu aos ferimentos ocasionados por um acidente de moto em Forqueta Baixa.

Pelotas — Rosalvo Madruga da Silva Júnior, 15 anos, estava na carona de uma moto que colidiu com um Kadett em Pelotas, na madrugada deste domingo.

São Leopoldo — Dener Lindolfo da Silva, 32 anos, morreu às 23h45min de sábado ao colidir sua moto contra um ônibus na Avenida Imperatriz Leopoldina, bairro Pinheiros.

Santa Cruz do Sul — No domingo, uma colisão entre um caminhão de uma moto causou a morte de Jurema Lurdes Froemming, 45 anos, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, caroneira.