CEARÁ: Neste primeiro fim de semana de outubro (sábado, dia 3 e domingo, 4), a equipe da Gincana do Caminhonmeiro chega ao Posto Limarques III, no Km 550 da BR-116, em Penaforte, no Ceará, para promover mais uma ação da gincana, entre 8h e 18h. Fotos: Divulgação

De acordo com a organização, evewnto acontece no Posto Limarques III, na BR-116

Neste primeiro fim de semana de outubro (sábado, dia 3 e domingo, 4), a equipe da Gincana do Caminhonmeiro chega ao Posto Limarques III, no Km 550 da BR-116, em Penaforte, no Ceará, para promover mais uma ação da gincana, entre 8h e 18h.

De acordo com a organização, trata-se da 46ª etapa da temporada, que conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Sest/Senat e da ANTT.

Ainda de acordo com a ANTT, nos dois dias, os caminhoneiros de passagem pelo posto terão a oportunidade de participar do circuito de saúde, com atendimentos rápidos e preventivos, que inclui a detecção precoce de possíveis doenças que possam afetar o caminhoneiro, com destaque para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, além de dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Penaforte).

Cuidados contra o coronavírus

Outro destaque importante da 29ª Gincana do Caminhoneiro é o foco no caminhão. Os motoristas serão orientados sobre como fazer a desinfecção da cabine. Como complemento da iniciativa, depois de aprender na prática como fazer isso, ele tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante. Para isso, o caminhoneiro deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista.

SAÚDE: Nos dois dias, os caminhoneiros poderão participar do circuito de saúde, que inclui a detecção precoce de possíveis doenças, com destaque para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura.

Ainda na pista, o participante do evento poderá testar suas habilidades numa volta de slalom (zigue-zague entre cones), com a meta de cumprir o trajeto no menor tempo possível e sem derrubar nenhum obstáculo. O motorista que fizer o menor tempo da pista no Posto Limarques III estará classificado para participar da terceira semifinal da temporada – que acontecerá dia 1º/11, em Assu, no RN -, para disputar cinco vagas para a grande final, prevista para março de 2021, quando o vencedor levará para casa um caminhão IVECO Tector 0Km.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, é necessário apresentar comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras. Informações no site do evento.

OBS.: De acordo com a organização, para não ter aglomeração, haverá um limite seguro de participação para não formar filas. Isso pode fazer com que as inscrições sejam encerradas antecipadamente.