NOVA TECNOLOGIA: Segundo a concessionária responsável, tecnologia traz como diferencial a pesagem dos caminhões de forma plena e não apenas de maneira seletiva ou como triagem, como ocorre em algumas balanças nos dias de hoje. Foto: Divulgação/Ecovias do Cerrado

Concessionária responsável pelas rodovias recebeu autorização da ANTT para iniciar os testes, que deverão acontecer no segundo semestre deste ano; tecnologia inédita difere das atuais, em operação no País

Mais segurança aos usuários. Esse é o objetivo da concessionária responsável pelo sistema rodoviário BR-364/BR-365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG), ao iniciar testes – de forma experimental – em quatro balanças de Pesagem Veicular em Movimento, nas duas rodovias, tecnologia que dispensa a construção de balanças fixas.

De acordo com a Ecovias do Cerrado, responsável pelas rodovias, trata-se da primeira concessionária brasileira a implantar a tecnologia, que traz como diferencial a pesagem dos caminhões de forma plena e não apenas de maneira seletiva ou como triagem, como ocorre em algumas balanças nos dias de hoje.

Segundo a empresa, essa nova tecnologia contribuirá para a regulamentação e fiscalização do transporte de carga em completa substituição ao modelo tradicional, no qual necessita das estruturas dos Postos de Pesagem Veiculares (PPVs) fixos.

Autorização da ANTT

O projeto foi autorizado pelo termo aditivo 001/2023, assinado nessa segunda-feira (26) com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão é que as duas primeiras balanças iniciem a operação já no segundo semestre deste ano, no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), e no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta (GO). Já os outros dois equipamentos serão colocados em operação somente em 2024.

As balanças serão implementadas com a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM), que utiliza câmeras e sensores instalados na rodovia para detectar o peso das cargas transportadas. A medição é feita de forma instantânea após o veículo passar sob um pórtico montado sobre a via, sem a necessidade de reduzir a velocidade.

O cronograma contempla a instalação dos pórticos e da tecnologia de pesagem em movimento na velocidade da via, que após a homologação do Inmetro, estará apta para fiscalizar de forma remota o excesso de carga.

Segundo o gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, a otimização do processo fiscalizatório é uma das vantagens que o sistema possui sobre o modelo tradicional.

Um Posto de Pesagem Veicular (PPV) comum tem uma capacidade operacional reduzida, que depende, por exemplo, da triagem de veículos ou do espaço disponível em um pátio. Com o HS-WIM, no entanto, a pesagem fica muito mais efetiva, já que o sistema consegue monitorar todos os veículos comerciais que passam pela rodovia, o que aumenta a detecção dos excessos de carga“, explica Silva.

Ainda de acordo com o gerente, a maior eficiência traz benefícios a todos os usuários da rodovia, uma vez que ajuda a diminuir o desgaste do pavimento e a ocorrência de acidentes (sinistros) provocados por caminhões com excesso de peso. “Aos transportadores, há o benefício adicional de evitar alguns atrasos no tempo de viagem comumente causados pelo sistema de pesagem nas balanças tradicionais, além de promover a competição justa no setor de transportes“, complementa.

Tragédia na Via Anchieta

Não é de hoje que o excesso de peso mata. O portal Estradas tem realizado diversas matérias e campanhas alertando os profissionais, as empresas transportadoras, bem como as autoridades de trânsito sobre o perigo de trafegar nas estradas brasileiras com excesso de carga.

Na última sexta-feira (23), uma carreta Scania, tipo rodotrem, provocou um grave sinistro na Via Anchieta (SP-150), trecho de serra, em Cubatão (SP), matando uma dentista e um motorista de aplicativo. Segundo a perícia da Polícia Civil, o caminhoneiro foi preso em flagrante porque teria evadido da balança por conta do excesso de peso que transportava.

Nova tecnologia

Para melhor entendimento da nova tecnologia, há um vídeo explicativo sobre o HS-Wim pelo link: https://flic.kr/s/aHBqjAKex7

Funcionamento do Sistema de Pesagem em Movimento

– Pórtico com câmeras e sensores é instalado na rodovia;

– Veículos de carga passam sob a estrutura, dentro da velocidade limite da via;

– Equipamentos fazem a pesagem em tempo real, sem necessidade de parada;

– A pesagem é automatizada para todos os veículos de carga, não operando apenas com triagem ou de forma seletiva.

Vantagens

– Monitoramento de todos os veículos pesados;

– Maior eficiência na fiscalização;

– Aumento na detecção de sobrecargas;

– Diminuição do desgaste da rodovia;

– Mais segurança viária;

– Promoção da competição justa no setor de transportes.

4 COMENTÁRIOS

  1. Essas concessionárias têm que criar é vergonha e duplicar a BR, esse trecho aí mesmo são 460 km, dos quais somente 87 km são duplicados de Uberlândia até no Trevão. Total de 08 pedagios. É muita cara de pau

  2. Vai somar os eixos ou vai fazer de 1 em 1 e multar por eixo pra sonegar o transportador e dona da carga?

  3. Assim eles vão ter que parar de por culpa só no excesso de peso e parar de fazer asfalto de péssima qualidade

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