O vereador de Montes Altos, Davi Milhomem, da aldeia indígena Krikati, informa que a aldeia se prepara para mobilizar-se, mais uma vez, contra o Governo do Maranhão. Os índios garantem que desta vez deixarão o estado no escuro, derrubando as torres de transmissão de energia elétrica, que cortam a área indígena, caso o governo estadual não sinalize com a pavimentação da rodovia MA-280.
O trecho da MA-280, compreendido entre os municípios de Montes Altos a Sítio Novo – cerca de 45 quilômetros de extensão – está em péssimas condições de tráfego, prejudicando o escoamento da
produção de leite e agrícola.
Segundo o vereador, a estrada que deveria encurtar distâncias entre os municípios da região sudoeste do Maranhão está alongando o trajeto da produção da bacia leiteira do estado, o que gera prejuízos aos produtores.
Para chegar a Sítio Novo, o percurso aumentou em mais 130 quilômetros, em conseqüência do estado de conservação da rodovia, embora várias reivindicações tenham sido feitas ao governador José
Reinaldo.
O percurso agora é realizado pela BR-226, que liga Grajaú a Porto Franco. Devido às condições da estrada, aumentou o valor das tarifas de passagens de ônibus e dos produtos alimentícios que chegam a Sítio Novo.