PM é expulso após cobrar propina de caminhoneiro em rodovia de MT
DECISÃO: PM é expulso após cobrar propina de caminhoneiro em rodovia de MT. Foto: Reprodução/Ilustrativa

Caso de corrupção, cobrança de R$4 mil, demissão após PAD; decisão foi publicada no Diário Oficial

Um soldado da Polícia Militar de Mato Grosso foi expulso da corporação após a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que confirmou a cobrança de R$4 mil de propina de um caminhoneiro durante uma abordagem em uma rodovia.

A decisão foi assinada pelo comandante-geral da PM e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (16).

De acordo com o documento, o militar foi considerado culpado por violar princípios éticos, morais e disciplinares da função policial, infringindo normas previstas no regulamento interno da corporação.

Caso ocorreu durante fiscalização

O episódio que resultou na expulsão aconteceu em 2019, durante uma fiscalização na MT-251, conhecida como Estrada de Chapada.

Segundo as investigações, o policial exigiu dinheiro de um caminhoneiro para liberá-lo, sendo posteriormente preso em flagrante por colegas de farda e acusado de extorsão.

Demissão e medidas administrativas

Com a decisão administrativa, foi determinado o desligamento imediato do militar da corporação, além do recolhimento da farda, identificação funcional e demais equipamentos sob sua posse.

A exclusão do policial também reforça o posicionamento institucional da Polícia Militar em relação ao cumprimento das normas disciplinares e ao combate a desvios de conduta dentro da corporação.

Contexto e impacto

Casos como este reforçam a importância dos mecanismos de controle interno e fiscalização das forças de segurança, especialmente em abordagens realizadas em rodovias, onde há interação direta com caminhoneiros e transportadores.

A atuação de colegas que efetuaram a prisão também evidencia a atuação da própria corporação no combate a irregularidades.