TOLERÂNCIA ZERO: A Seguradora Líder tem investido pesado no combate às fraudes contra o Seguro DPVAT. Foto: Divulgação

De acordo com a Seguradora Líder, o combate a esse crime é constante; em 2019, a empresa passou a utilizar o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business inteligence

A Delegacia de Defraudações de Aracaju, no Sergipe, prendeu mais um acusado de fraudes contra o Seguro DPVAT. A prisão ocorreu em São Paulo (SP), no dia 10 de junho. As investigações começaram a partir de notícia-crime enviada pela Seguradora Líder, que detectou as fraudes em pedidos de indenização do Seguro DPVAT. O tema foi destaque em matéria no G1 – Sergipe.

Os acusados falsificavam os documentos necessários para dar entrada nos pedidos de indenização do Seguro DPVAT. Outros quatro homens já haviam sido presos na operação Hydra, realizada em abril, em Aracaju, como noticiado na 133ª edição da newsletter Líder Informa.

Com o objetivo de atingir um patamar ainda mais alto de eficiência e segurança na detecção e prevenção de fraudes, a Seguradora Líder segue investindo em tecnologia. Em 2019, passou a utilizar o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business inteligence. O sistema conta com machine learning e inteligência artificial que trazem mais benefícios para aumentar a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados. Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários do Seguro.

Quando uma fraude é detectada, a Companhia encaminha uma notícia-crime ou uma representação disciplinar aos órgãos competentes. De janeiro a maio de 2020, as iniciativas proativas da Seguradora Líder já resultaram em 27 sentenças condenatórias, 40 condenados, 30 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e oito prisões no Brasil.

Fonte: Seguradora Líder