PRESO: Caminhoneiro, de 30 anos, foi preso pela PRF ao ser flagrado, na BR-242, em Ibiquera (BA), nesta sexta-feira (27), com 155 comprimidos de “rebite”. Foto: Divulgação/PRF-BA

De acordo com a PRF, na fiscalização em Ibiquera (BA), condutor de 30 anos negou que tivesse utilizado a droga durante a viagem

Caminhoneiro, de 30 anos, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao ser flagrado, no km 312 da BR-242, em Ibiquera (BA), na manhã desta sexta-feira (27), com 155 comprimidos de anfetaminas, drogas conhecida como “rebite”.

Segundo a PRF, durante fiscalização, foi dada ordem de parada à carreta Scania R 540. Ao analisar o disco de tacógrafo da carreta – equipamento obrigatório que registra dados sobre distância percorrida em um determinado período de tempo e variações de velocidade -, foi constatado que o motorista não havia respeitado o tempo mínimo de descanso estabelecido em lei.

Caminhoneiro nego o uso

Diante da situação, os policiais questionaram o possível consumo ou presença de “rebite”, entretanto o caminhoneiro negou. Em seguida foi realizada uma vistoria minuciosa no caminhão, foi quando os policiais encontraram 11 cartelas de anfetaminas, totalizando 155 comprimidos.

Segundo a Corporação, o homem assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.

Perigo uso descontrolado de anfetaminas

Com objetivo de dirigir várias horas seguidas, sem descanso, para cumprir prazos predeterminados ou até faturar um extra no final de cada viagem, alguns motoristas de caminhão optam por utilizar o rebite.

A substância, uma anfetamina, é um estimulante do sistema nervoso central e faz com que o cérebro trabalhe mais depressa e cause nas pessoas a impressão de diminuição da fadiga – já que conseguem executar uma atividade qualquer por mais tempo – de menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental.