Ocorrências foram registradas entre sexta-feira (9) e domingo (11), nos estados do Pará, Santa Catarina, Paraíba e Maranhão
Diversos flagrantes de condutores bêbados foram feitos, nesse fim de semana, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em rodovias federais, nos estados do Pará, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina.
De acordo com a Corporação, em ações distintas, foram realizadas sete apreensões de veículos roubados/adulterados e detidos suspeitos de diversos crimes, como roubo, adulteração, receptação e embriaguez ao volante.
Na manhã de sexta-feira (9), por volta das 6h, em Barra de Santana (PB), foi localizado um Fiat Uno abandonado nas proximidades da BR-104, utilizado em uma ação criminosa que tomou por assalto um Fiat Doblo, próximo ao km 165. No interior do veículo, foram encontrados materiais utilizados em assaltos, como munições e ferramentas.
Segundo a PRF, o Fiat Uno foi encaminhado à Delegacia de Queimadas (PB) para as investigações. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e prender os responsáveis pelo roubo. À tarde, do mesmo dia, foi abordado em João Pessoa (PB), um veículo que transportava em suas partes externas tubos de alumínio, gerando risco de sinistro.
Durante a fiscalização, foi constatado que o veículo havia sido furtado em Pernambuco em 2018. O condutor, de 38 anos, alegou ser funcionário de uma empresa e não possuía habilitação. Diante dos fatos, tanto o veículo quanto o condutor foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil para as medidas cabíveis.
À noite, por volta das 20h, em Campina Grande (PB), no km 166 da BR-230, foi recuperado um GM Onix com sinais de adulteração. Durante a abordagem em um posto de combustíveis, os agentes perceberam irregularidades no veículo, como rebaixamento, películas refletivas e placas artesanais. Após uma inspeção minuciosa, foi constatado que os sinais identificadores haviam sido adulterados.
O proprietário, de 18 anos, alegou ter comprado o veículo por meio de um anúncio na internet, mas não conseguiu apresentar documentação comprobatória da compra. Após consulta aos sistemas, foi identificado que o veículo era produto de roubo ou furto em Fortaleza (CE), em 2020. Tanto o veículo quanto o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia.
Cerca de uma hora e meia após a última ocorrência, desta vez em João Pessoa (PB), no km 16 da BR-230, foi visto uma motocicleta Honda CG 125 Fan estacionada com sinais de adulteração.
Durante a fiscalização, os agentes perceberam irregularidades na motocicleta, como placa artesanal e indícios de adulteração nos demais elementos identificadores. Após uma análise minuciosa, foi constatado que a motocicleta havia sido furtada em João Pessoa (PB), em janeiro de 2024. A moto foi encaminhada à Polícia Judiciária para as medidas necessárias.
Na última ocorrência da sexta (9), por volta das 23h55, um homem, de 37 anos, se envolveu em um sinistro na BR-230, em Sobrado (PB), e fugiu do local. Após diligências, o motorista do Ford Fiesta foi localizado escondido em um restaurante.
Segundo a PRF, ele foi submetido ao teste do bafômetro, o resultado apontou um teor alcoólico de 1.26 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. No veículo, foram encontradas diversas latas de cerveja. O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária, ele poderá responder criminalmente por embriaguez ao volante e fuga do local do sinistro.
Na madrugada de sábado (10), por volta de 1h, foi recuperado um caminhão VW 8.160, com placas adulteradas, que havia sido roubado no município de Riachuelo no dia 7 de agosto deste ano. Após receber uma denúncia, equipes da PRF iniciaram as buscas e localizaram o veículo na BR-101, em Mamanguape (PB).
Ao perceber a aproximação da viatura, os criminosos abandonaram o caminhão e fugiram a pé pela mata. As buscas pelos suspeitos foram intensificadas, mas até o momento ninguém foi preso. O veículo recuperado foi encaminhado para a Polícia Judiciária para as medidas cabíveis.
No decorrer da tarde do mesmo dia, por volta das 16h40, três indivíduos assaltaram um veículo de transporte de passageiros, na BR-230, próximo à Cruz do Espírito Santo (PB). O motorista e um passageiro foram assaltados por dois jovens e um homem mais velho que estavam no banco de trás, portando facas.
Os indivíduos levaram o carro, celulares, cartão de crédito e dinheiro das vítimas. Após diligências, foi localizado o veículo abandonado e, em seguida, prendeu um dos suspeitos de 28 anos e deteve um jovem em um posto de combustível próximo, pelo crime de roubo de veículo. Os suspeitos portavam o cartão de crédito de uma das vítimas, dinheiro e uma das facas utilizadas no assalto.
Já no domingo (11), por volta das 11h, a PRF recuperou uma motocicleta Honda CG com sinais de adulteração em São Sebastião de Lagoa de Roca (PB). Durante a fiscalização na BR-104, os agentes perceberam irregularidades na motocicleta, como a placa fora dos padrões.
Segundo a PRF, o proprietário, de 27 anos, alegou ter comprado a motocicleta de um amigo, mas não apresentou documentação comprobatória da compra. Diante dos indícios de adulteração e receptação, a motocicleta e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária de Esperança (PB) para as medidas cabíveis.
Quarenta minutos após a ocorrência anterior, um homem de 40 anos foi detido pela PRF após ser flagrado dirigindo embriagado e sem habilitação na BR-104, em São Sebastião de Lagoa de Roca (PB). O veículo estava parado no meio da via e o condutor apresentava sinais de embriaguez.
O teste do bafômetro confirmou a presença de 1.63 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O motorista foi detido em flagrante e encaminhado para a delegacia.
Motoqueiro preso no Pará
Na noite deste sábado (10), foi preso um homem por dirigir sob influência de álcool, durante a operação “Tolerância zero” que ocorreu na BR-230, no trecho entre Miritituba (PA) e Itaituba (PA).
Por voltas das 18h15, no km 1126 da BR-230, os agentes abordaram uma motocicleta e, durante o procedimento, sentiram um forte odor de bebida alcoólica vindo do condutor. O motoqueiro foi submetido ao teste do bafômetro onde foi constatado o teor alcoólico de 0,52 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões), valor superior ao índice de 0,33 mg/L que caracteriza o crime de embriaguez ao volante.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pena para quem é flagrado dirigindo embriagado é de seis meses a três anos de detenção. Além disso, é previsto a aplicação de multa no valor de R$2.934,70 e o condutor pode ter seu direito de dirigir suspenso por até 12 meses.
O motoqueiro foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Itaituba (PA), para os procedimentos cabíveis, em tese, pelo crime de dirigir sob a influência de álcool.
Durante a operação foram fiscalizados 146 veículos e 143 pessoas, além de 105 testes de alcoolemia realizados, 43 autos de infrações e 2 boletins de ocorrências confeccionados. Durante toda a operação não houve registros de acidentes.
A PRF destaca a importância da conscientização dos motoristas sobre os perigos de dirigir sob a influência de álcool. Mesmo em pequenas quantidades podem afetar significativamente a capacidade de condução, aumentando o risco de acidentes graves.
Santa Catarina
Já no domingo (11), os policiais apreenderam um revólver municiado em posse de condutor embriagado e sem CNH em Curitibanos (SC), na BR-470. Foi dado ordem de parada ao condutor após o flagrar realizando ultrapassagem em local proibido, mas ele só parou cerca de 5 quilômetros à frente.
Segundo a PRFcom o motorista, foi encontrado um revólver com a numeração raspada carregado com cinco munições. Dentro do veículo, placas de Santa Cecília (SC), também havia 7,9 gramas de maconha.
Além de não possuir Carteira Nacional de Habilitação, o teste de alcoolemia realizado com o condutor apontou o teor de 0.76 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), configura-se crime de trânsito teor igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar.
O condutor e a passageira foram levados à Delegacia de Polícia em Curitibanos para responder por porte ilegal de arma de fogo, porte de drogas, embriaguez ao volante e conduzir veículo automotor sem ser habilitado.