Arma estava com um dos passageiros de um ônibus que circulava na BR-135

Um fuzil AK-47 foi apreendido na quinta-feira à noite pela Polícia Rodoviária Federal dentro de um ônibus que seguia de Januária, na região Norte de Minas, para São Paulo. A arma estava no local destinado à bagagem de mão, escondida dentro de um porta-raquete, equipamento usado por tenistas.

De acordo com o policial rodoviário Adriano Ferreira Costa, uma denúncia anônima informou que um dos passageiros que embarcou no ônibus da empresa Gontijo, que sairia de Januária com destino à capital paulista, estava com uma arma. Foi montada uma barreira no posto da PRF, no km 375 da BR-135, em Montes Claros.

“Os cerca de 20 passageiros e o motorista ficaram assustados com a ação, mas o suspeito não reagiu, porque viu que estava cercado”, afirma o policial. Além do fuzil, foram apreendidos três carregadores e 74 munições calibre 7.62 mm.

A arma estava com um homem de 29 anos que se apresentou com Adriano Alves de Souza, mas os policiais acreditam que os documentos apresentados por ele podem ser falsos. “Ele disse que pegou a arma em Brasília de Minas (cidade da região Norte de MG) e receberia R$ 2 mil para levar o fuzil até São Paulo, mas a informação ainda vai ser checada”, disse Ferreira.

Suspeito foi encaminhado à delegacia
O suspeito foi levado para a delegacia de Montes Claros e autuado em flagrante por porte ilegal de arma. O ônibus foi liberado para seguir viagem após a operação.

Símbolo da Guerra Fria
Segundo organizações internacionais, o fuzil AK-47 é uma das armas mais usadas em zonas de conflito. Projetada em 1947 pelo general russo Mikhail Kalashnikov, tem capacidade de disparar até 600 tiros por minuto e se tornou um símbolo da Guerra Fria.