A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Guaíra, região Oeste do estado, realizou na noite desta quinta-feira (8) uma apreensão de 179 cartuchos intactos de munição calibre ponto 30. Segundo a PRE, este tipo de munição é utilizado apenas em guerras e somente as Forças Armadas tem autorização para o uso no Brasil.

A apreensão aconteceu próximo ao trevo de acesso de Guaíra, após uma perseguição a uma dupla em uma moto. Os policiais estranharam a atitude suspeita do carona, que carregava uma mochila, e resolveram abordar a dupla. Os motoqueiros fugiram e largaram a bolsa. Os patrulheiros rodoviários pensaram que havia entorpecentes na mochila, e ficaram surpresos quando se depararam com 179 cartuchos intactos de munição ponto 30.

Os policiais, com ajuda da Polícia Militar, realizaram várias buscas, mas não conseguiram encontrar a dupla. A munição foi então encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.

A PF acredita que esta munição seria utilizada por organizações criminosas que atuam nas grandes cidades brasileiras, para assaltos a carros-fortes, pois esta munição tem poder para perfurar todas as blindagens atualmente empregadas nos veículos utilizados pelas empresas de transporte de valores.