Policial Rodoviário Federal salva a vida de bebê engasgado, no Maranhão
SOCORRO: PRF Fortunato salva a vida de bebê, de 11 meses, engasgado com cereja. Foto: Divulgação/PRF-TO

Ação rápida do inspetor, que estava de folga, foi fundamental para salvaguardar a vida do bebê

Ação rápida e conhecimento de primeiros-socorros fez com a vida de um bebê, de 11 meses, fosse salva no Maranhão, nessa semana. Era tarde de terça-feira (10), quando o policial rodoviário federal Fortunato (lotado no Tocantins), que estava de folga e se encontrava em uma sorveteria em Estreito (MA), quando se deparou com uma mãe aflita que solicitava socorro para seu bebê, de 11 meses, engasgado com uma cereja.

Rapidamente, o PRF tomou a frente do salvamento, enquanto também prestava suporte emocional à mãe da criança. O policial aplicou o método de desobstrução das vias aéreas superiores, popularmente conhecida como “Manobra de Heimlich”, técnica utilizada em casos de emergência por asfixia.

O conhecimento de primeiros socorros, somada à agilidade e cuidado com a sociedade do policial, fizeram com que o alimento fosse expulso e a criança voltasse a respirar. Após o ocorrido, Fortunato levou a família ao hospital e depois os acompanhou até a casa deles. A mãe ficou muito agradecida pela atitude do agente que prestou todo o apoio necessário em um momento de muita tensão e angústia.

Saiba como fazer a Manobra de Heimlich*:

1- Na pessoa acordada

Esta é a “Manobra de Heimlich” tradicional, sendo a principal forma de realizar a técnica. O passo-a-passo consiste em: posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços; fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima; posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica; colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente; puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.
OBS: Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos e gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax.

2- Na pessoa desmaiada

Quando a pessoa está inconsciente ou desmaiada, e com as vias aéreas obstruídas, a “Manobra de Heimlich” deve ser abandonada e deve- se chamar a ajuda médica imediatamente, iniciando-se a seguir a massagem cardíaca do suporte básico de vida. Normalmente, a pressão causada pela massagem cardíaca também pode levar à saída do objeto que está causando a obstrução, ao mesmo tempo que mantém o sangue circulando pelo corpo, aumentando as chances de sobrevivência.

3- Na própria pessoa

É possível que uma pessoa se engasgue estando sozinha, e, caso isso aconteça, é possível aplicar a “Manobra de Heimlich” em você mesmo. Neste caso, a manobra deve feita da seguinte forma: cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica; segurar esta mão com a mão não dominante, conseguindo um melhor apoio; empurrar com força, e de forma rápida, as duas mãos para dentro e para cima.

4- Em bebês

O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido. Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas.

*Informações coletadas no material informativo do portal EduCAPES, do Ministério da Educação.

Com informações da Ascom da PRF-TO