De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), bloqueio tem como objetivo preservar a obra de arte especial; projeto de desvio deve ficar concluído em 10 dias
A ponte sobre o rio Jequitinhonha, na rodovia LMG-735, km 9,3, distrito de Três Barras, no trecho Serro – Milho Verde, está interditada para veículos e pedestres com o objetivo de evitar desgaste maior da estrutura, sobretudo com a chegada do período chuvoso, de acordo com a avaliação técnica do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).
Ainda de acordo com o DEER, os acessos e o local da interdição estão sinalizados com delineadores e barreiras físicas. Conforme o DEER, para minimizar os transtornos causados aos usuários, veículos de pequeno porte e pedestres poderão utilizar um desvio provisório, próximo à ponte interditada, que irá garantir acesso aos distritos e localidades da região.
De acordo com o cronograma de obras, a alternativa para caminhões e ônibus que trafegam sentido Milho Verde-São Gonçalo do Rio das Pedras, é seguir pela MGC-259 e MGC-367 até o município de Diamantina e se dirigir até a localidade de Vau, aumentando o trajeto em cerca de 100 quilômetros.
De acordo com o DEER, está sendo elaborando projeto para construção de outro desvio, com capacidade para o tráfego de veículos leves e pesados. A expectativa é que o projeto seja concluído em 10 dias e imediatamente sejam iniciados os trabalhos para implantação desta nova variante.
Ainda conforme o DEER, já foram iniciados os levantamentos topográficos, hidrológicos e de sondagens para a elaboração do projeto de engenharia de uma nova ponte para o local.
As prefeituras, escolas e pousadas da região, que utilizam a via com mais frequência, estão sendo comunicadas preventivamente.
O DEER destaca que em outro ponto da LMG-735, km 37,9, entre os distritos de Vau e São Gonçalo do Rio das Pedras, a ponte sobre o rio Jequitinhonha continua com restrição de tráfego para veículos acima de dez toneladas.