Uma ponte com 10 metros de extensão deve ser construída para substituir o desvio na BR-163, no macro-anel rodoviário, região do conjunto Novos Estados. No último dia 14 de janeiro, o local cedeu, pela terceira vez, em decorrência da forte chuva que atingiu a Capital. “Com a ponte, o problema será resolvido definitivamente”, pondera o chefe do serviço de engenharia do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte), Guilherme Alcântara.
Segundo ele, a cratera já foi limpa e agora é aguardada a conclusão do projeto para que a obra tenha início. “A expectativa é que na semana que vem, após ser concluído, o projeto seja enviado à Brasília”, afirma. Ainda não foi definido o quanto será necessário para a execução da obra. “Em condições normais, após aprovação do projeto e contratação da empresa, a execução de uma ponte como esta levaria 45 dias”, enfatiza.
Em função da chuva, a conclusão do desvio foi atrasada por diversas vezes, já que a pavimentação exigia que o solo estivesse seco. Além da ponte, deverá ser feita drenagem à montante e à jusante do córrego Formoso. Guilheme atribui o rompimento do asfalto ao volume da chuva e ao aumento da pavimentação nos bairros vizinhos à rodovia. “A água que era absorvida pelo terreno, agora segue em volume maior e muito mais rápido para o córrego”, aponta.
Outro fator, é a quantidade de lixo que a enxurrada carrega, que diminui a vazão no bueiro. O desvio, que recebe o fluxo diário de 6 mil veículos, já começa a apresentar problemas em decorrência da umidade. “O terreno é muito arenoso, mas vamos fazer as correções necessárias”, assinala.