As obras de construção de uma ponte de concreto em Adrianópolis, no Vale do Ribeira, são a esperança do fim do isolamento de uma comunidade quilombola paranaense. A Secretaria dos Transportes, por meio do programa de pontes municipais, está beneficiando dezenas de famílias da comunidade do João Surá. A estrutura faz a ligação com o distrito de Porto Novo e recebe investimentos de cerca de R$ 80 mil.

Segundo o secretário dos Transportes e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot, a ação segue as diretrizes do governo do Paraná no sentido de resgatar essas comunidades e dar a oportunidade de desenvolvimento através do acesso aos serviços básicos de saúde e educação.

“A ponte de concreto vai restabelecer uma ligação física que já não existia mais desde 1997”, explica o secretário. Segundo ele, a antiga ponte de madeira caiu pelo excesso de tráfego aliado com as cheias no rio.

“Depois disso, a passagem das pessoas da comunidade para Porto Novo e o centro de Adrianópolis ficou extremamente precária. O isolamento, somado ao contexto histórico que envolve essas comunidades, é um verdadeiro entrave para a sobrevivência das pessoas”, acrescenta.

Esforço conjunto – A viabilização da ponte foi feita por meio de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Adrianópolis. Mediante a construção dos acessos, que ficou a cargo da administração do município, a Secretaria dos Transportes forneceu vigas, lajotas e guarda-rodas, além de supervisionar a execução dos serviços.

Na avaliação do prefeito de Adrianópolis, Osmar Maia, a construção da ponte só foi possível com a união entre o município e o Estado. “Ficamos felizes em ter a nossa reivindicação atendida e pela ajuda do Estado na concretização de um sonho antigo da população”, revela. “Esperamos que em mês já tenhamos um acesso consolidado à comunidade e um caminho seguro para a linha de ônibus do transporte escolar”, destaca.