PONTES: As melhorias serão realizadas nas pontes sobre os Ribeirão Marimbondo (km 28); Ribeirão São Mateus (km 33); Córrego Bom Jardim (km 38); Córrego Fundo (km 44); Ribeirão Moeda (km 58); Ribeirão Piancó (km 64); Rio Verde (km 86); Rio São Francisco (km 92); Rio Parafuso (km 111) e Rio Bonito (km 133). Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), serviços devem ser concluídos no início deste mês

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou a manutenção preventiva em dez pontes de concreto na MG-255, rodovia que liga Frutal a Iturama, na região do Triângulo. Os trabalhos, iniciados no dia último dia 17, devem ser concluídos nos próximos 20 dias.

As melhorias são realizadas nas pontes localizadas sobre os Ribeirão Marimbondo (km 28); Ribeirão São Mateus (km 33); Córrego Bom Jardim (km 38); Córrego Fundo (km 44); Ribeirão Moeda (km 58); Ribeirão Piancó (km 64); Rio Verde (km 86); Rio São Francisco (km 92); Rio Parafuso (km 111) e Rio Bonito (km 133).

Em todas as travessias relacionadas são executados serviços de conformação nos acessos ao tabuleiro (pista de rolamento) das pontes. Além disso, em duas delas, são construídos muros de contenção para eliminar erosões, por meio da técnica denominada de rip-rap, largamente empregada para a estabilização de áreas em processo de desgaste. Os custos estão orçados em cerca de R$68 mil por meio do contrato de manutenção e conservação permanente.

Robson Santana, diretor-geral do DER-MG, avalia como primordial a manutenção preventiva, por meio de intervenções de reparo, restauração, reabilitação e correções, para garantir a vida útil, segurança e funcionalidade da estrutura viária.

“Obras precisam de manutenção e gerenciamento para continuar oferecendo segurança e garantir a integridade física de seus usuários. E é   com essa filosofia que o DER-MG tem buscado trabalhar continuamente, a fim de corrigir eventuais problemas devido a fatores temporais e de uso que possam afetar a viabilidade da estrutura”, garante.

Confira a lista dos locais e os serviços executados

Nome KM Serviço executado
Ribeirão Marimbondo 28 Execução de conformação no encabeçamento da ponte
Ribeirão São Mateus 33 Execução de conformação no encabeçamento da ponte
Córrego Bom Jardim 38 Execução de conformação na entrada na ponte
Córrego Fundo 44 Execução de conformação para suavizar a entrada na ponte  e Execução de RIP para contenção do assoreamento no encontro entre a estrutura de concreto e o pavimento asfáltico.
Ribeirão Moeda 58 Execução de conformação para suavizar a entrada na ponte e correção de alas danificadas, com intervenção pontual.
Ribeirão Piancó 64 Execução de conformação para suavizar a entrada e construção de muro de contenção do assoreamento no encontro entre a estrutura de concreto e o pavimento asfáltico.
Rio Verde 86 Execução de conformação para suavizar a entrada na ponte
Rio São Francisco 92 Execução de conformação para suavizar a entrada na ponte.
Rio Parafuso 111 Execução de conformação para suavizar a entrada na ponte.
Rio Bonito 133 Execução de conformação para suavizar a entrada na ponte.

 

Fonte: Ascom do DER-MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui