FISCALIZAÇÃO: A ANTT está encolhendo a fiscalização e prejudica a segurança e qualidade dos serviços prestados. Foto: Divulgação/ANTT

Reestruturação da ANTT tem como objetivo centralizar unidades em Brasília. Servidores são coagidos a deixar suas localidades

Conforme o Estradas já tem observado, a atuação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres está cada dia mais limitada. A explicação está no processo de reestruturação que deixa usuários de rodovias preocupados. O encolhimento da Agência prejudica a fiscalização das concessões, atuação nas balanças, nos pedágios, como também no controle do transporte rodoviário de passageiros.

Atuação precária da ANTT  aumenta o risco de acidentes e compromete a qualidade dos serviços prestados aos usuários

No país em que acidentes (sinistros) de trânsito causam aproximadamente 1,35 milhão de vítimas por ano, escritórios regionais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estão sob risco de fechamento.

Os postos têm como função fiscalizar e regular a qualidade das rodovias federais concedidas, garantindo a segurança da população no trânsito. A ameaça parte de uma possível reestruturação do órgão, que preza pela cultura do downsizing, ou seja, a redução severa do quadro de servidores nas atividades de fiscalização.

O Paraná pode ser um dos estados mais impactados por essa mudança. A ANTT está em discussão sobre a possível transferência da unidade do estado para São Paulo ou Santa Catarina. No entanto, houve uma grande repercussão negativa em relação ao caso. Deputados estaduais defenderam a manutenção da estrutura em Curitiba (PR). Com a rejeição, o debate sobre o assunto foi retirado da pauta da reunião deliberativa da última quarta-feira (24).

O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná, argumentou que a agência deveria ter se manifestado sobre a questão, pois ela impacta diretamente “o interesse público” e citou como exemplo a proposta do novo pedágio nas rodovias paranaenses.

Em função da modelagem feita pela própria ANTT, os paranaenses não terão nenhuma interface com o novo contrato de pedágio. Não há nada que possibilite a participação. Não há conselho de gestão da malha estadual. Nós vamos depender exclusivamente da ANTT”, disse. “Para nós, é fundamental manter a coordenação de infraestrutura no Paraná”.

Outros estados também estão em perigo. A atual gestão da ANTT, liderada pelo analista de infraestrutura Rafael Vitali, já encerrou as atividades de vários postos do órgão espalhados pelo país. No Rio de Janeiro, por exemplo, havia cerca de 20 unidades. Atualmente, há apenas duas.

Os servidores dos postos fechados são convidados a aderir ao teletrabalho. Neste modelo, são aplicadas uma série de metas injustas de eficiência. Caso o servidor não cumpra os requisitos, ele deve se apresentar à sede do órgão em Brasília. O desligamento, então, se dá por meio de manobras e não pela forma prevista na lei, que é a remoção de ofício. Com isso, o servidor perde toda a remuneração a que tem direito. “Isso torna os servidores reféns de seus chefes”, explica o diretor do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Wagner Dias.

Fonte: Ascom da Sinagências e Estradas

17 COMENTÁRIOS

  1. Todos os agentes agem de ma fe e descriminação sao comprados pelas grandes empresas tem que acabar com eles serve pra nada fica so atrapalhando inventando coisas e tratando motorista que levao vidas como bandidos.

  2. Sou caminhoneiro, nunca vi antt fiscalizar nada, aliás, não serve pra nada esse órgão. Na.minha opinião deveria acabar.

  3. Pra que serve ?
    Era pra servi e prestar um trabalho nas rodovias, mais não é isso que vejo.

  4. Ninguém gosta de quem fiscaliza
    Mas todos querem que os outros sejam fiscalizados não ele.

  5. Torço pra isso seja verdade que até hoje não sei oque esse povo faz
    Quer dizer única coisa que sei é que eles estão só pra receber os salários no final do mês
    Tabela de fretes que é coisa pra eles fiscalizar nunca foi feita uma fiscalização tem mais é que acabar com essa corja

  6. Segundo Darwin,só sobrevive aquele que melhor se adapta as condições do meio.
    Essa ANTT,não deve sobreviver .
    Órgãos inútil e desnecessário desde a concepção.
    Mal gerida e arrogante ,tem a função de inviabilizar atividades de transporte do/no país.
    Urgentemente,deveria iniciar um plano de profissionalizar seus “agentes”.

    Observem postos de pesagem nas rodovias,sempre em obras.
    Quando funcionando,sempre com filas sobre a via (risco de acidentes).
    Como podem “jogar pra dentro”,veículos vazios ou com simbologia (informando transp. químico)???
    TEM QUE TER PACIÊNCIA?
    AHH,DA LICEEEENÇA!

  7. A ANNT, É UM CANCER PARA OS TRABALHADORES, AGORA ESTAM APLICANDO MULTA DO ESCRITÓRIO, SEM IR A CAMPO E PARAR O VEÍCULO, CONCORDO COM A FISCALIZAÇÃO MAS DE FORMA CORRETA, EXIGEM MUITOS PAPÉIS E ESQUECEM O PRINCIPAL SEM CONTAR QUE NUNCA ORIENTAM A INTENÇÃO É MULTAR E AS MULTAS SÃO Altíssimas. OBS TRABALHO COM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

  8. Porque estes diretores da ANTT brigar para fechar sucursais da agência, pois com essa medida irá as concessionarias nadar de braçada não cumprindo suas obrigacoes estipuladas em contrato. Vejam o caso da TRIUMFO CONCEBRA abandonou as BR153 trecho entre BRASÍLIA até a divisa de MG/SP e a BR262 do entrocamento da BR153 até a cidade de NOVA SERRANA em MG.Sou motorista carreteiro e uso estas estradas e as mesmas estão abandonadas a própria sorte. SOS ANTT pedágio lá em cima asfalto em péssimas condições.NERI FIGUEIREDO

  9. As estradas sendo fiscalizadas já são horríveis imagina agora. Be 324 na bahiavpede socorro Há anos

    • Fiscalizar apenas pra aplicar multas? Não há qualquer orientação ou interlocução no sentido de resolver os problemas que os prestadores de serviços tem. Apenas cada dia mais obrigações e taxas a pagar, inclusive a famigerada de R$ 1.800,00/ano em troca de serviço algum. Enquanto isso os clandestinos transitam livremente.

Comentários encerrados