MELHORIAS: Propostas de preços variam de R$ 43 milhões a R$ 58 milhões. Obra na PR-317 prevê duplicação, vias marginais, ciclovia, calçadas e recuperação do pavimento existente Foto: Divulgação/DER-PR

Propostas de preços variam de R$ 43 milhões a R$ 58 milhões. Obra prevê duplicação, vias marginais, ciclovia, calçadas e recuperação do pavimento existente

Foram abertos, nessa semana, os envelopes de preços do edital da duplicação de trecho da PR-317 em Toledo, região Oeste do Paraná, numa extensão de 3,29 quilômetros.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), participaram nove empresas e três consórcios, com propostas variando entre R$ 43.446.764,29 e R$ 58.674.968,53.

Segundo o DER, a comissão de julgamento vai analisar as propostas e publicar um resultado no Diário Oficial do Estado e no portal ‘Compras Paraná’, convocando as participantes classificadas para a próxima etapa, a abertura dos envelopes com documentos de habilitação.

O Departamento informou ainda que a licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que um vencedor é definido pela proposta de preços mais vantajosa para a administração pública, e habilitação dos documentos exigidos em edital.

A obra

De acordo com o projeto, os serviços vão do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio e preveem alargamento da pista existente para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos.

Ainda conforme o projeto, as faixas da via duplicada terão 3,60m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50m.

Além disso, esclarece o DER, também serão implantadas marginais de pista única com 5m de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50m em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50m de largura. O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação.

Para a drenagem de água das chuvas estão previstas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, além de bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. O trecho conta atualmente com um bueiro simples tubular de concreto, que será substituído e passará a receber as águas da nova rede.

Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, implantação de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo de execução da obra, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 360 dias.

Foto: Divulgação/DER-PR

Centro de Socieducação

A obra prevê também a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista simples com duas faixas de rolamento, além dos serviços de implantação de dispositivos de drenagem, sinalização e paisagismo.

Com informações da Ascom do DER-PR