O trânsito na região do porto do Rio ficou ainda mais complicado com o grande movimento de ônibus que chegavam à Rodoviária Novo Rio na manhã desta quinta-feira, dia 15. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a quantidade de ônibus que tentam acessar o terminal para embarque de passageiros indicou prática de overbooking – venda de passagens acima da capacidade de operação.

A secretaria notificou a Rodoviária Novo Rio, o Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) pela prática de overbooking. O órgão também vai pedir que o terminal seja fiscalizado e que eventuais punições sejam aplicadas.

Alguns motoristas chegam a esperar duas horas para acessar o terminal. Para tentar amenizar a situação, a secretaria organizou filas duplas de ônibus na Rua Esquador, na Via Binário 1 e nas avenidas Rodrigues Alves e Professor Pereira Reis.

Resposta

A rodoviária emitiu nota oficial e alegou que não teve culpa pelo engarrafamento na região. Leia na íntegra:

“O Consórcio Novo Rio, que administra a Rodoviária Novo Rio informa que as operações estão transcorrendo dentro da normalidade no dia de hoje, com atrasos considerados normais para dias de feridos, com no máximo 20 minutos para os destinos mais procurados como as cidades da Região dos Lagos. Ontem, os atrasos registrados foram maiores (até 1h) porque os ônibus não conseguiam chegar ao terminal para embarcar devido a situação do trânsito do entorno. O problema se restringe, portanto, aos congestionamentos verificados nas principais vias de acesso as rodovias desde ontem (Av. Brasil. Linha Vermelha e Ponte-RIo Niterói) , além das diversas interdições viárias externas. O planejamento de operações do terminal, incluindo a previsão de número de passageiros e de ônibus regulares e EXTRAS durante os feriados, é encaminhado com antecedência para todos os órgãos públicos responsáveis pela ordenação do trânsito dos arredores juntamente com solicitação de apoio e informando a demanda a ser gerada nesses período.Todo o trâmite viário é de responsabilidade dos órgãos públicos. Quanto a prática de overbooking, o Consórcio até o momento não foi notificado pela Prefeitura e esclarece que, enquanto administradora do terminal, portanto, não é responsável pela comercialização de passagens, porém, diante de uma denúncia formal sobre qualquer irregularidade praticada por empresa de onibus poderá tomar providências juntamente com ANTT e DETRO para acionar a viação.”

Fonte: Agestado