A prefeitura de Rio Branco vem modificando pouco a pouco o cenário da Estrada da Sobral. Por meio da secretaria Municipal de Obras, os trabalhos de urbanização estão sendo intensificados ao longo dos 2.810m de comprimento que perfazem a obra.

Cerca de 40 manilhas de um metro estão sendo colocadas na Estrada da Sobral, na esquina da rua Jatobá. O objetivo é fazer a drenagem nos pontos mais complicados, para que em seguida seja possível desenvolver os trabalhos de infra-estrutura e de cobertura asfáltica.

Os trabalhos reavivam as esperanças dos moradores, que durante muito tempo enfrentaram os perigos de inundação provocados pelas fortes chuvas. Para Maria Albertina de Souza Araújo, que tem um comércio próximo ao local onde está sendo feita a intervenção, a obra é sinal de um novo tempo “Agora eu poderei fazer a minha casa, sem ter aquele medo de a água invadir. Antes com qualquer chuvinha isso tudo ficava cheio de água”, diz apontando para a área onde foi feita a drenagem.

O programa é objeto de convênios firmados entre o Município e o Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, cuja destinação de recursos é de R$ 11,6 milhões.

A Estrada da Sobral terá novo sistema de iluminação, com acréscimo de postes e lâmpadas de maior potência, o paisagismo será ressaltado com o acréscimo de arborização em um lado de toda a via, apresentando ciclovia em todo o trecho.

As pistas para veículos ao longo de toda a Estrada terão 12 metros de largura, sendo duas faixas para carros, uma para bicletas e outra para estacionamento; as calçadas terão largura de 2,35m nos dois lados da via. A obra tem o objetivo de levar infra-estrutura, comodidade e segurança aos moradores; reforçando o papel da prefeitura na reestruturação e no melhoramento do sistema viário da capital.