Oito foram apreendidos na semana passada por estarem viajando de forma irregular.

A Polícia Rodoviária Federal vai manter a fiscalização intensiva aos ônibus clandestinos que fazem viagem entre os estados do Piauí e São Paulo. Só no último dia 30 de maio, oito ônibus foram apreendidos pela PRF por não estarem autorizados a realizar as viagens. Agora, inspetores já suspeitam que empresas tenham alterado a rota para evitar a fiscalização na Bahia.

Dos ônibus apreendidos, só um foi liberado do posto de Barreiras, perto da divisa do Piauí com a Bahia. As apreensões foram feitas fora do posto, depois que motoristas efetuaram desvios para evitar a fiscalização da PRF. Todos estavam lotados com passageiros que vinham de São Paulo para ver amigos e parentes no Piauí, ou retornavam para São Paulo após o feriadão.

De acordo com o inspetor Gojailton Ferreira, as linhas clandestinas não seguem as normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT -, e ainda cobram passagens mais baratas que as convencionais. Os passageiros se deixam levar pelo preço mais em conta, apesar do desconforto e perigo de viajar em veículos não vistoriados. “Se o ônibus quebra eles não tem suporte nenhum, e os passageiros ficam perdidos”, relatou.

Os passageiros dos ônibus apreendidos foram transferidos para veículos de linhas regulares. Desde o dia 30 de maio, nenhuma outra apreensão foi feita em Barreiras, e a PRF já suspeita que outros ônibus que fazem a viagem entre São Paulo e Piauí tenham alterado suas rotas para evitar a passagem pelo noroeste da Bahia. A fiscalização, no entanto, deve se manter em toda a região.