Ação foi desenvolvida em Teófilo Otoni (MG(), nesta quinta-feira (14)
Caminhoneiros que estavam na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), nesta quinta-feira (14), puderam participar do ‘Comando de Saúde’, no qual tiveram acesso a uma inspeção voluntária de saúde, com orientações sobre os cuidados básicos, no intuito de evitar sinistros e garantir mais segurança nas rodovias.
A ação, desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), faz parte do calendário nacional da PRF e ocorre, em datas pontuais, em todo o Brasil. Os motoristas profissionais realizaram exames rápidos, como: aferimento de pressão, verificação de peso, altura, massa corpórea, circunferência cervical e abdominal, acuidade visual e auditiva, frequência cardíaca e glicemia, dentre outros.
As atividades foram feitas com a parceria do SAMU, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Faculdade de Enfermagem da Unipac e Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Dados preocupantes
É sabido que a profissão de caminhoneiro impõe, muitas vezes, um ritmo de vida incompatível com a adoção de cuidados pessoais com a saúde, como alimentação, descanso, exercícios físicos, visitas médicas, convívio social, etc.
De acordo com dados da Pesquisa do Perfil dos Caminhoneiros da CNT de 2019, apenas 42,6% procuram profissionais de saúde para prevenção e 85,3% do total de caminhoneiros não possuem plano odontológico.
O levantamento apontou ainda que o caminhoneiro tem idade média de 44,8 anos e tempo de profissão de 18,8 anos. Em média, eles rodam 8.561,3 quilômetros por mês e trabalham 11,5 horas por dia.