SÉRIE DE TV: Trabalho na fronteira Foto: Divulgação

Equipe da TV acompanha a rotina do patrulhamento e controle das fronteiras brasileiras e colombianas; série começa a ser exibida em 14 de março

A partir deste sábado (14), o Discovery revela os bastidores das operações realizadas pelos agentes que patrulham os limites dos territórios brasileiro e colombiano com a nova série Operação Fronteira – América do Sul. Os vinte episódios de meia hora serão exibidos a partir de 22h e são uma coprodução entre a Mixer Films e a Discovery.

No Brasil, a série se concentra no registro das atividades da Polícia Rodoviária Federal, nas fronteiras que conectam o Brasil ao Paraguai e à Bolívia, zonas onde se pratica quase todo o tipo de atividade ilícita, desde o contrabando de mercadorias até o tráfico de drogas e armas. Na Colômbia, as câmeras seguem de perto os trabalhos de agentes da Migração Colômbia, Direção de Impostos e Aduanas e da Polícia Fiscal e Aduaneira nas fronteiras com Venezuela e Equador, locais onde criminosos se misturam com aqueles que, diante de uma situação econômica precária, procuram suprimentos básicos como alimentos e medicamentos no país vizinho.

Em formato docureality, a atração capta momentos repletos de ação que fazem parte da rotina dos profissionais responsáveis pelo combate ao crime e por uma das funções cruciais para manutenção da soberania nacional: a vigilância das fronteiras. São homens e mulheres que compartilham suas histórias e trabalhos, alegrias e dramas, enquanto zelam pela segurança de milhares de pessoas comuns que atravessam os limites dos países diariamente.

Estendendo-se por cidades movimentadas e rincões em áreas remotas, as zonas fronteiriças brasileiras e colombianas compartilham de uma mesma característica: são zonas especialmente sujeitas a crimes internacionais, como o contrabando e o tráfico de drogas e, por isso, locais de enfrentamento constante entre as forças policiais e organizações criminosas, sejam elas formadas por traficantes de drogas e armas ou por contrabandistas de mercadorias.

Vigilância em tempo integral

A Operação fronteira – América do Sul acompanha os agentes de policiamento de fronteira no Brasil e Colômbia, na vigilância em tempo integral e na execução de operações que reúnem os serviços de inteligência contra as mais diversas formas do crime. Milhares de pessoas e enormes quantidades de mercadorias atravessam essas fronteiras todos os dias. Assim, a colossal tarefa dessas equipes consiste em distinguir atividades criminosas e viajantes regulares, driblando os esquemas mirabolantes de ocultamento de drogas e itens contrabandeados. Para enfrentar essas situações extremas, os agentes contam com anos de experiência, cães treinados e tecnologia.

Dos problemas simples, como a identificação de passaportes falsos, aos mais complexos esquemas montados para o tráfico de drogas, cada episódio documenta o desenrolar de ao menos três casos diferentes com o objetivo de mostrar ao público o trabalho árduo que os agentes de patrulhamento de fronteira enfrentam todos os dias para proteger algumas das mais importantes rotas da América do Sul.

Em fevereiro, um dos primeiros episódios da série foi exibido, com exclusividade, para os servidores da PRF na sede, em Brasília. Na ocasião, que contou com a presença do diretor série, Rodrigo Astiz, os policiais puderam conferir um pouco do que foi preparado para o programa. Leia a notícia da exibição da série na sede da PRF clicando aqui.

Serviço:

Operação Fronteira – América do Sul

Estreia: sábado (14), às 22h

Classificação indicativa: 10 anos

Fonte: Site da PRF

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui