A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, em caráter experimental, uma ferramenta eletrônica à população para a confecção de Declaração de Acidentes de Trânsito, a e-DAT. O canal permite ao usuário a possibilidade de registrar acidentes de trânsito sem vítima diretamente pela internet, sem a necessidade da presença de agentes da PRF no local. Essa declaração substituirá o Boletim de Acidente de Trânsito – BAT, em situações específicas. A página pode ser acessada pelo https://www.prf.gov.br/declarante/publico/index.jsf

A e-DAT poderá ser utilizada pelos usuários envolvidos em acidentes de trânsito ocorridos em rodovias federais no estado, sem feridos ou mortos e que envolvam até cinco veículos. Além disso, as ocorrências não podem ter veículos transportadores de produtos perigosos ou oficiais, nem podem ter provocado danos ao meio ambiente e ao patrimônio público.

Segundo a PRF, a inovação tecnológica apresenta benefícios para o usuário, entre eles a agilidade, comodidade e segurança e diminuição das interdições/interrupções de tráfego e das ocorrências delas decorrentes (assaltos, novos acidentes etc.).

É obrigatório aos condutores declarantes disporem de uma conta de correio eletrônico (e-mail) para a comunicação entre o órgão e o cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui