PRF-PR flagra carreta sem freios, com pneus "no arame" e motorista sem descanso
FISCALIZAÇÃO: Mais um veículo pesado com sérios problemas de manutenção e motorista cansado Foto: Divulgação/PRF

Ocorrência foi registrada na quinta-feira (9)

Na operação Descanso Legal, com foco na fiscalização de descanso obrigatório de motoristas profissionais realizada nessa quinta-feira (9), em Santa Terezinha do Itaipu (PR), foi flagrada uma carreta com graves problemas de manutenção.

O veículo estava com parte dos freios traseiros inoperantes e com pneus em péssimo estado de conservação. Além disso, o condutor estava em descumprimento das regras de descanso obrigatório, previstas em lei.

Ao abordar o caminhoneiro, de 57 anos, para fiscalização do cumprimento das regras de descanso, foi verificado que estas não estavam sendo cumpridas. Ao fiscalizar o veículo, com claros indícios de falta de manutenção, foi possível detectar o isolamento do freio traseiro do veículo.

O isolamento, com amarração das mangueiras de ar do sistema de freio, possibilita que o veículo circule, mesmo com o freio não estando em funcionamento. A PRF ainda identificou nove pneus em péssimas condições, até mesmo com as malhas de aço rompidas, podendo estourar a qualquer momento.

A carreta foi retida para regularização, sendo liberada após regularizar os problemas que geravam risco à segurança viária. Foi realizado recolhimento de documentos e liberado o motorista para realizar o descanso obrigatório de 11 horas, medida prevista no código de trânsito, em local apropriado. O valor total de multas aplicadas foi de 520 reais.

No momento da fiscalização a carreta estava vazia. De propriedade de empresa da região, o veículo retornava de Medianeira (PR) para Foz do Iguaçu (PR).

Em outubro do ano passado, na BR 376, em Guaratuba (PR), uma carreta com problema nos freios tombou sobre uma van de passageiros, matando nove pessoas, inclusive sete jovens atletas de remo de Pelotas (RS).

O motorista e o proprietário do veículo foram indiciados pela Polícia Civil do Paraná por homicídio culposo e lesão corporal culposa, após a perícia apontar os problemas no freio do veículo de carga.

69 COMENTÁRIOS

  1. Ma conservação não e justificável. Mas ter que parar 11hs para descanso já e uma piada somente no Brasil. Qualquer estudo científico ao redor do mundo informa que um sono de 8hs e o mais saudável. Mais que isso e somente deixar o motorista mais cansado… Aí depois tem que andar o restante sem parar deixando a viagem ainda mais perigosa. O Ideal era 8hs e uma hora de descanso fracionado a cada 4hs. Mas os especialistas que fazem as leis no Brasil são diferente

  2. Eu não sei quem é mais sem-vergonha o motorista ou a empresa que manda fazer a viagem. Mais nesse caso é o motorista que é um enrresponsavel só fala que não ia fazer a viagem mais com medo aceitou .se em um acidente ele fosse pro quinto não tinha problema nenhum só que acaba destruindo uma família.

    • Vc nem sabe oq fala seu burro petista fdp vc sabe as condições do cara não fala oq vc não sabe e passou otario

      • Vc diz isso mas se ele cometesse um acidente por causa dos freio,e nesse acidente tivesse alguém de sua família envovido vc era o primeiro a falar mal do motorista

  3. Nada justifica os motoristas arriscar sua própria vida a cargo de patrões egoistas

    • Quem tem e vc ..pq nós que trabalhamos e não temos respeito de ninguém e que traz até o papel higiênico pra vc limpar a boca. Mas quando querem parar o Brasil ai lembra do caminhoneiro bando de hipócrita

    • Nesse caso você também não deve ter para fazer um comentário como esse generalizando que todos os caminhoneiros não tem cérebro

  4. Muitos aqui ainda defendendo o caminhoneiro kkkkkk lastimável!!!! Parabéns a PRF caminhão pneus careca…..sem freio mesmo vazio causar acidente e matar inocentes familias!!!! Incrível que onde tem um acidente , maioria com caminhão envolvido pq sera???? Dizer que nao tem lugar ora descansar nao justifica, cobrem seus direitos agora pegam frete a preço de banana ai fica dificil!!!! Pneu no arame e sem freio nao tem desculpa!!!! Nem valores de multa tb e passivel se e pra ter e manter um caminhão tenha se nao faz o minimo mude de profissao a nao causar dano algum pra inocentes nas estradas!!!! Direito todo mundo tem…..nao se esquecem dos deveres também!

    • Se vc não leu a matéria direito vou te contar.
      A carreta no caso, não era do motorista e sim de uma empresa local, por tanto o motorista estava apenas trabalhando, e sim por um salário miserável com certeza.
      Mas que não pode se dar ao luxo de pedir a conta e passar fome.
      Antes de falar qualquer coisa, espero que você saiba que se os caminhoneiros pararem, o Brasil para!!!

    • Tem que defender não lixo ambulante inútil, vc e o verdadeiro verme que não serve pra nada

  5. Muitos aqui ainda defendendo o caminhoneiro kkkkkk lastimável!!!! Parabéns a PRF caminhão pneus careca…..sem freio mesmo vazio causar acidente e matar inocentes familias!!!! Incrível que onde tem um acidente , maioria com caminhão envolvido pq sera???? Dizer que nao tem lugar ora descansar nao justifica, cobrem seus direitos agora pegam frete a preço de banana ai fica dificil!!!! Pneu no arame e sem freio nao tem desculpa!!!! Nem valores de multa tb e passivel se e pra ter e manter um caminhão tenha se nao faz o minimo mude de profissao a nao causar dano algum pra inocentes nas estradas!!!! Direito todo mundo tem…..nao se esquecem dos deveres também!

    • Parabéns Já que é você que tem todas as informações para mim são informações incompletas uma carreta vazia Não há necessidade de freio em todas as rodas pois ela não está carregada com carga de 30 toneladas e não sabemos se o mesmo estava levando a carreta para trocar pneus e o conserto necessário dos Freios já que estava vazio

  6. Eu acho q com 57 anos ele já deveria tá aposentado com 25 anos de motorista mais aqui no Brasil o motorista não tem valor aí acaba passando por isso

    • Nada a ver. Talvez ele até seja aposentado e esteja fazendo um bico.
      O que realmente interessa é que se sujeita a co duzir um veículo nessas condições e sem descanso. A multa foi irrisória considersndo as autuações. O mais interessante é que aoarece uns Zé ruela pra dizer que a PRF tinha que estarpegsndo bandido, não trabalhador, mas se fiscalizar melhor beneficia melhores condições de trabalho para esses motoristas.

  7. Somos profissional e não devemos também aceitar rodar com um caminhão de uma empresa com pneu careca e freio desativado. Além da probabilidade de causarmos um acidente e morrer é grande, ou matar inocentes. Em relação ao descanso, isso no momento e ruim pra nós, mais em um tempo breve as empresas vão ter que se adequar as regras, pois tem muito profissional dizendo não ao trabalho escravo e frete de miserável. O mais engraçado e que não vemos os bonitão que dizem defender a classe fazendo nada. Podem ter certeza que a lei vai endurecer mais ainda. Agora é radar de media de velocidade, lei do descanso e se preparem e começem a andar na linha. Dias piores estão por vir para a classe.

    • acorda amigo,aqui é brasil o cara tem 30 possessos e pode ser prefeito, deputado, presidente,um motorista tem um possesso a seguradora não libera o cara pra carregar,vc acha que a empresa vai pagar um salário justo se o motorista trabalhar dentro da lei nunca

    • O problema é que se um motorista não vai tem fila esperando pra tá no lugar

      • O duro é que essa mesma fila de repente não tem a mesma responsabilidade nem mesmo conhecimento e habilidade

  8. Observando os comentários percebi que ninguém vê que o principal causador disso são as elevadas cargas tributárias. O veículo ( seja qual for ) tem custos exorbitantes com: combustível altamente tributado, pedágios, IPVA, licenciamento, manutenção – nesse as peças já possuem impostos embutidos. Enfim o questionamento não é sobre a ação da PRF mas sim sobre o quão oneroso é esse país.

    • Esse é também o meu entendimento, considerando também a quantidade de praças de pedágio que estão sendo implantadas com a privatização das rodovias, rodovias federais e estaduais, fórmula criadas para favorecer os rentistas que estão explorando o Brasil. No fim quem paga tudo isso são aqueles quem trabalha e produz e a população num todo.

    • Esse é também o meu entendimento, considerando também a quantidade de praças de pedágio que estão sendo implantadas com a privatização das rodovias, rodovias federais e estaduais, fórmula criadas para favorecer os rentistas que estão explorando o Brasil. No fim, quem paga tudo isso são aqueles que
      trabalham e produzem, a população num todo é onerada com todos esses custos, vejam o preço dos alimentos que chegam na nossa mesa.

    • O importante para as empresas é lucrar ! Os impostos,eles sempre compensam emissões alguma coisa tirando o ” prejuízo”. E as pessoas se sujeitam a esse tipo de trabalho muitas vezes sem opção de prover subsistência de outro serviço. É muita desigualdade!!

  9. E sim obrigado do governo manter construir local de estacionamento e as estradas em boas condições, pois pagamos impostos de TD qlq lado, pedágios caros e sem local de descanso p motoristas, pois e através dos caminhões e q TD chega até nossos lares .

  10. Enquanto enquadra um motorista q tava chegando em casa pra descansar muitos traficante passo com drogas nas rodovias do nosso Brasil cem qualquer fiscalização a PRF deveria ser mais rigoroso nessa área pois veículo roubado e drogas causao muito mais prejuízo a sociedade fique um simples caminhão com uma rda com freios isolado e ainda vazio

  11. Bom dia ! Acho q está tudo errado , pois motorista não deveria ter profissional e não profissional, a formação de condutores teria q ser igual para todos! Por isso pois já presenciei tantas coisas nestes 35 anos q rodo pelo Brasil! Uma simples motocicleta pilotada pelo Zé q saiu do boteco da esquina, pegou a rodovia, e em uma ultrapassagem colidiu com um caminhão, q por sua vez já desgovernado foi para cima de um ônibus, e vem a morrerem várias pessoas, é lamentável ninguém sai para estrada para ver isso, nas manchetes do dia seguinte sairá, caminhoneiro em gravíssimo assistente mata mais de 40 pessoas! Como sempre o caminhoneiro mais uma vez o vilão, e o Zé o coitado mais uma vítima pois não é profissional, até quando iremos sofrer toda está retalhação, ao sair para estrada não importa o tamanho,mais sim a preparação, tem q colocar tacógrafos em automóveis , motocicletas etc , a lei tem q ser para todos só assim teremos um país de verdade!!!

    • Sou caminhoneiro, concordo com as fiscalização da PRF, e Qt a esses comentários dessas pessoas q não são caminhoneiros fiquem sabendo q a maioria dos acidentes envolvendo caminhão são causados por motorista de automóveis q só sabem dirigir na estrada de barro, qd sai de viagem em uma rodovia federal, só fazem merda, e a culpa só acaba pra o caminhoneiro pq é mais colocar a culpa em um caminhão sem freio e com pneu no arame do q colocar a culpa no condutor do automóvel q estava embriagado ou drogado, pq não é só só motorista de caminhão q usa droga e bebidas alcoólica, quem mais usa é os filhinho de papai q pega o carro do pai irresponsável q da tudo pra o filho fazer merda

  12. Primeiro teriam que arrumar lugar pra estacionar aí sim ageitar as leis
    Agora não tem área de descanso e querem que para pra descansar pelo amor de Deus

    • Não cabe ao Estado prover lugar para descansar. Cabe a categoria cobrar seus direitos de diária, previstos em lei, e pagar por local seguro. O Estado não atende necessidades básicas da população como segurança, saúde, saneamento, educação. Portanto, priorizar estacionamento gratuito, com segurança, banheiros, chuveiros, para quem está ganhando pelo trabalho, não é prioridade nem papel dos governos. Quem transporta é remunerado por isso, portanto, trate de cobrar o preço justo para poder arcar com despesas de viagens, como é feito com todos que viajam a trabalho.

      • Exatamente não cabe ao estado, mas sim as concessionária que administra as rodovias pois elas estariam tendo mais lucros ainda pq ia diminuir os acidentes, elas teriam menos trabalho com remoção de veículos acidentados

      • O problema é que pagamos por este serviço e caro que são pedágio IPVA IMPOSTO NO COMBUSTÍVEL e fizeram a lei do repouso e com ela tinha que fazer área de repouso

  13. Esse caminhoneiro que comentou está certo há uma máfia de transporte escravizando os caminhoneiros.

    • Concordo. Meu irmão foi caminhoneiro por muitos anos, mas vcs nâo podem se submeter a essas condições que põe em risco a própria vida. Abraço.

    • Verdade deveriam de fazer uma lei que se você quiser ter caminhão você que vai dirigir

  14. Sr warley Alves
    Se o Sr tivesse escrevido em português ficaria mais fácil agente compreender o seu desabafo.

    • Tens razão , tem custear suas despesas sim, como os demais trabalhadores.
      Se dizem profissionais, no entanto comentem falhas graves, que vão desdes às manutenções dos veículos até dirigir ameaçando vidas, e sabendo que nem todos trabalham assim

  15. Essa e a situação dos autônomos hoje as grandes transportadoras ficam com metade do frete e como os autônomos pega o frete deles essa parte que sobra pro autônomo não sobra pra fazer a manutenção necessária mal sobra do diesel

  16. O trabalho da PRF está correto. Parabéns.
    Porém falta o governo colocar pontos de descanso devidamente identificados, ao longo das estradas.e com seguranças.
    Melhorar as condições das estradas é importante. Só cobrar pedágio e aumentar o Diesel não pode.

    • Como está certo né um trem que tá tudo errado
      A própria polícia teria que ver que não tem lugar pra estacionar pra descansar e

    • Cabe ao governo construir rodovias e acabar com caminhões na estrada…. se quer estacionamento e area de descanso tem de pagar por isso.

  17. Estamos precisando de.ajuda vcs cobram de forma erronea trmos que ter estradas pontes melhores condicoes trabalho fretes diguinos vcs deveriam fiscalizar o gnaho das transportadores que se inrriquecem as bossas custas e ninguem fiscaliza agora vem fiscalizar onpobre coitado motorista nem uma bota camisa calca nois comora direito pelo amor de deus bois estamos canssados de sermos humilhados todo lugar que cheganos somos vistos como criminosos vagabundos e e uma das classes que mais trabalha pr.alevar alimento ate suas mesas levar tudo ate vcs parem de faser isso conosco fiscalizem as transportadoras CTE FRETE DE 16 MIL PQGA 6 MOTORISTA FICA COM 10 MIL INVENTA SEGURO INVENTA TANTA COISAS NOIS NAUM SOMOS BESTA NAUM SOMOS CAPACHOS DE TODOS VCS

    • Para, andar todo errado. Aí vc mata alguém e faz o que, pede desculpa. Vc deveriam ser unidos contra as empresas que fazem vcs trabalharem assim e contra os fretes baratos.
      Agora caminhão todo errado sem freio não tem justificativa. Entendo tua revolta, mas tenho carro e passo pelos mesmos caminhos e tenho que estar com ele ao menos razoável. Vc tem a faca e queijo na mão.

    • Cade os pontos de descanso dos motoristas? Caminhões não tem prioridade nas estradas, péssima e cheias ds buracos.
      Tem pontes em São Mateus quase caindo, com varias alertas não atendidas, não tem moral para cobrar de motoristas.
      Vai falar com o governo!

  18. Com esses.fretes que pagam pra nos hj em dia faz com que as.manutencoes fiquem e 5º plano exemplo pegeui frete esses dois dias pra um determinado local cerca de 750 km distancia a transportadora pegou esse frete por 16.890.92 e min pagou ja maior peleja 6.700 com muita luta ou seja eles naum tem caminhao naumn tem manutencao e fica com a maior parte do frete vcs naum sabe quanto custa 1 pneu manutencao de nada estamos sosonhos nessa tranaportadora fica com a maior parte de.tudo o fretes

  19. eu acho até que poderia ser cobrado mas não um absurdo como no rs.i en outras estradas do Brasil?

  20. Pois e imprudência desses caminhoneiros põe em risco não só suas vidas como a todos
    Sendo assim não tem amor pela própria vida
    Não vai ter pelos demais ‍♀️

  21. Sei quer é errado, mais vamos fazer contas, o governo só sabe recolher mais não autoriza paga um frete justo, não cuida das estradas para podemos aproveitar mais da manutenção do veículo sabendo quer o frete quer se receber 50% e só para gasto de combustível, vamos fazer contas.

  22. Considerando a quantidade de veículos pesados que são diuturnamente fiscalizados pela PRF, fica óbvio para quem vai para a estrada ainda que com frequência mínima, que as estradas brasileiras estão entre os mais perigosos ambientes do país, pois o abordado na matéria e algo bem mais comum e perigoso do que podemos imaginar e veículos em estado similar estão prontos a causar mortes e ferimentos graves nas rodovias brasileiras. Uso câmera no parabrisa do carro a mais de vinte anos e parei de verificar os vídeos que encontro registrados nos cartões de memória de tais dispositivos por serem imagens fortes de freios e até suspensões comprometidas a causar temor de ir para as estradas.

  23. Realidade do frete hj no Brasil!!!!! trabalho excessivo e poucas condições de manter o caminhão, triste mas e. A realidade do autônomo!!

  24. Poderia fazer uma reportagem, sobre as condições das estradas/pontes, locais para descanso, radares sem aferição do Inmetro. PRF fiscalizando as concessionária das rodovias, que nada fazem para melhorar as condições das estradas

  25. Eu não entendo porque tem que multar, nada tem perdã, o motorista podia ter um prazo para sanar o problema, com o dinheiro da multa fica mais difícil ainda, as estradas em má
    conservação acaba com a suspensão dos caminhões, estora pneus etc, e polícia não cobra de quem realmente tinha que ser cobrado, a merda do DNIT, fsz porra nenhuma.

  26. Esta não causará tragédias! Agora restam mais de mil pelo Brasil!

  27. País da impunidade!! Pra algumas empresas e motoristas a vida humana não tem qualquer valor!! Pra esses tanto faz, matar ou morrer!! Rodovias do país são uma verdadeira ROLETA RUSSA!!

  28. A PRF é muito leniente com um caso tão grave como esse. Penso que o caminhão não poderia ser liberado sem concertar as faltas ou defeitos no veículo, inclusive a colocação de pneus adequados. Simplesmente, reter os documentos e liberar o veículo não impede que o veículo mate alguém.

  29. Tem que tributar esse motorista de elite que movimenta mais de 5.000 no PIX; Afinal a vida dele está muito fácil.
    Faz o L.

  30. É uma pena ver um trabalhador com 57 anos de idade tentando vencer de alguma forma com esses fretes vergonhosos que oferecem por aí, disputando com imensas empresas lavando dinheiro, tendo que andar em um lixo de um caminhão velho
    Todo “errado” perante a lei.
    Será que ele trabalha errado porque gosta?????

Comentários encerrados