SÃO LUÍS – De acordo com relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorreram, de janeiro a junho deste ano, 181 acidentes entre os Km-0 e o 25 (Estreito dos Mosquitos) da BR-135. No total, foram registradas 13 mortes, oito atropelamentos de pessoas, 12 colisões envolvendo bicicletas e 15 com microônibus. A falta de atenção e desrespeito às regras de trânsito, como a não observação da distância de segurança entre veículos, foram apontadas como as principais causas dos desastres. Uma campanha educativa de trânsito foi realizada ontem na estrada.

Segundo o relatório da PRF, a maioria dos acidentes envolve carros de passeio, mas também há um número considerável de colisões envolvendo motocicletas, bicicletas e microônibus. Para o policial Marco Paulo, da PRF, o número de atropelamentos registrados não é tão grande, se comparado à quantidade de acidentes envolvendo apenas veículos automotivos (carros, motos, microônibus, etc.), num total de 160.

“Os atropelamentos costumam ser mais graves e, por isso, chamam mais a atenção da população. Apesar do baixo número de acidentes com pedestres, são eles os que mais sofrem com a falta de atenção dos motoristas e geralmente tornam-se as vítimas”, assegurou o policial, acrescentando que, entre os principais desrespeitos às leis de trânsito na BR-135, estão a utilização de retornos irregulares, a não observação da distância de segurança entre veículos, ultrapassagens perigosas e o consumo de bebida alcoólica.

Do total de 181 acidentes, 113 ocorreram em condição de pista boa, 53 em condições de pista regular e 15 em condições ruins. Onze resultaram em mortes, 56 deixaram vítimas com lesões e 114 não tiveram vítimas. A maioria dos acidentes aconteceram em retas, 152. Apenas quatro ocorreram em cruzamentos e 25 em curvas.

Campanha

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância das regras de trânsito, aconteceu ontem, das 10h às 11h, em frente ao posto Magnólia, na BR-135, uma campanha educativa realizada pela PRF, Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Alumar, e outros órgãos.

Durante a mobilização, um grupo de teatro encenou uma peça mostrando comportamentos que devem ser evitados para não causar acidentes. Houve distribuição de folhetos e cartazes educativos. O projeto “Se Liga” é uma blitz educativa que ocorre desde o mês de junho, e orienta motoristas, motociclistas e, principalmente, pedestres e ciclistas, que, segundo o inspetor da PRF, Janilson Santos, são os menos respeitados no trânsito.