Congestionamento de quatro quilômetros nos dois sentidos da BR-116 na altura do município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)na última sexta-feira foi decorrente de protesto.

Moradores bloquearam a rodovia para protestar contra as condições no trecho entre a cidade e Campo do Tenente. Nesta parte ficam os quatro acessos para Quitandinha.

Ocorrem frequentes acidentes nestes locais. O último, com um óbito, ocorreu há dez dias. Este trecho da BR-116 tem um tráfego intenso, nos dois sentidos (Curitiba Porto Alegre).

A cidade de Quitandinha está dividida pela estrada e os moradores precisam constantemente atravessar a rodovia. “Fomos à concessionária, que nos apresentou projetos. Mas falta muito ainda. Por que trevos saíram em outras cidades próximas e aqui não?”, questiona o prefeito de Quitandinha, Neco Prado.

“A situação está causando angústia na população, que vê os acidentes frequentes e as mortes no local. Nós também vamos tentar marcar uma reunião com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)”, afirma.

O protesto foi promovido ontem pelos moradores mesmo com realização de uma reunião na última quinta-feira entre a prefeitura e a concessionária Autopista Planalto Sul, que administra o trecho.

A empresa anunciou que fará melhorias no local. Segundo a assessoria de imprensa da Autopista Planalto Sul, a sinalização passará por intervenções ainda neste mês e as melhorias nos quatro acessos a Quitandinha devem ficar prontas até janeiro de 2011.