
Praças de Florestal, Luz, Campos altos e Perdizes mudam de mão; sai concessionária Triunfo Concebra e entra Way- 262
A partir de 0h do dia 21 deste mês, as tarifas de pedágio de quatro praças da BR-262/MG, atualmente sob concessão da Triunfo Concebra, terão reajustes entre 15,5% e 49%, com a entrada da nova concessionária, a Way-262, criada pelo grupo vencedor do leilão realizado em outubro do ano passado.
A autorização para o início da cobrança das novas tarifas por parte da recém-criada concessionária Way-262, foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (10).
De acordo com a Deliberação 95/25, em seu “Art. 1º, fica autorizado o início da cobrança de pedágio nas praças P1 – Florestal, P3 – Luz, P4 – Campos Altos, e P6 – Perdizes, nos trechos concedidos da BR-262/MG, explorados pela concessionária da Rodovia BR 262 MG S.A., com base nas seguintes premissas:
I – Tarifa Básica de Pedágio quilométrica em R$ 0,11832 para trechos homogêneos de pista simples, e em R$ 0,15381 para trechos homogêneos de pista dupla, conforme estabelecido no contrato de concessão;
II – Aplicação do Índice de Reajustamento Tarifário (IRT) de 1,06700, correspondente a um percentual positivo de 6,70% (seis inteiros e setenta centésimos por cento), equivalente à variação do IPCA no período entre a data-base da tarifa ofertada no leilão, julho de 2023, e o mês de início da cobrança do pedágio, com vista à recomposição tarifária; e
III – Aplicação dos pesos dos trechos homogêneos, conforme Anexo 13 do contrato referente ao Edital nº 03/2024, para os trechos já duplicados.
Art. 2º Aprovar, na forma da tabela anexa, a tarifa de pedágio reajustada e arredondada para as praças de pedágio P1, P3, P4 e P6, com efeito econômico-financeiro a partir da data de início da cobrança.
Art. 3º Determinar que a Concessionária inicie a cobrança da tarifa de pedágio em 10 (dez) dias contados da data de publicação deste ato, observada a regra de contagem de prazos estipulada na cláusula 43.6 do contrato de concessão.“
Nova concessionária assume trecho
A partir de 0h do dia 21 de março, a BR-262/MG, no trecho entre Betim, na Região Metropolitana de Belo horizonte (MG) e Uberaba, no Triângulo Mineiro, passa a ser administrada pela nova concessionária, a Way-262, recém-criada pelo grupo vencedor do leilão realizado em outubro do ano passado.
Segundo a empresa, a assunção da concessão da BR-262 ocorrerá em evento a ser realizado no dia 20 de março, às 18h, no Espaço Mulher da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ), que fica na praça Vicentino Rodrigues da Cunha, nº 110, bairro São Benedito, em Uberaba (MG).
Praça de Campo Florido será extinta
Das cinco praças atualmente exploradas pela Triunfo Concebra, apenas quatro serão transferidas para a concessionária Way-262. A praça de Campo Florido, no km 861 da BR-262/MG, será extinta; assim como ocorreu com a praça de Cristalina na BR-040/GO/MG, que, até esse domingo (9), estava sob a concessão da Via-040, e desde à 0h desta segunda-feira (10) deixou de ser operada, com a entrada da concessionária Via Cristais.
Aumento de até 50%
A entrada da nova concessionária traz mudanças significativa no bolso dos usuários. Isso porque as tarifas de uma das quatro praças terão reajuste de 49%, conforme a Deliberação 25/35. O índice de menor aumento é na praça de Perdizes, com 15,5%.
Veja os novos valores:
Categoria de Veículo | Tipo de Veículo | Nº de Eixos | Rodagem | Multiplicador da Tarifa | Valores (R$) | |||
P1 | P3 | P4 | P6 | |||||
1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | 1,0 | 10,30 | 10,40 | 10,00 | 10,30 |
2 | Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 | Dupla | 2,0 | 20,60 | 20,80 | 20,00 | 20,60 |
3 | Automóvel e caminhonete com semirreboque | 3 | Simples | 1,5 | 15,45 | 15,60 | 15,00 | 15,45 |
4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus | 3 | Dupla | 3,0 | 30,90 | 31,20 | 30,00 | 30,90 |
5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | 2,0 | 20,60 | 20,80 | 20,00 | 20,60 |
6 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque | 4 | Dupla | 4,0 | 41,20 | 41,60 | 40,00 | 41,20 |
7 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque | 5 | Dupla | 5,0 | 51,50 | 52,00 | 50,00 | 51,50 |
8 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque | 6 | Dupla | 6,0 | 61,80 | 62,40 | 60,00 | 61,80 |
9 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque | 7 | Dupla | 7,0 | 72,10 | 72,80 | 70,00 | 72,10 |
10 | Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque | 8 | Dupla | 8,0 | 82,40 | 83,20 | 80,00 | 82,40 |
Observação: Nos termos da subcláusula 19.3.9, para veículos com mais de 8 eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre: (i) o Multiplicador de Tarifa correspondente à categoria 1; e (ii) o número de eixos do veículo que excederem 8 eixos.
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São empresas ligadas a algum político, cobram e não fazem nada, depois mudam de nome e aumentam os valores, como pode o povo aceitar isso sem reação?
E sempre assim,asfalto uma porcaria, ipva caro, licenciamento sendo não recebemos, oh merda de desgoverno..
O povo deveria era fazer um protesto para acabar com essa roubalheira
A triunfo concebra arrecadou milhões dos usuários
Pergunta que não quer calar
Onde está a ANTT que não fiscalizou
Onde está o DNIT que também não fiscalizou
E os usuários que pagaram um absurdo para andar em pista cheia de buracos
A única coisa que essa concessionária fez foi fazer a capina as margens da rodovia
Agora vai entrar ou empresa que vai cobrar muito mais caro e nada vai fazer
O povo tem que protestar mesmo
Será que vai abaixar o IPVA por que em minas pagamos o mais caro
Se você almoçar e logo em seguida pegar a estrada, br 262, você corre um grande risco de ter uma congestão, pista horrível! Pagar 2,00 por eixo nesta rodovia já está carro de mais.
Fala se aumento!!
Mas em reacapiar os asfalto, 3° faixa igual o prometido. Nada né! Vai ser mais uma TRIUNFO … SO PARA ENGANAR ESSES BABACAS QUE SOMOS.
ACEITA TUDO!
Está Triunfo deveria ser proibida de privatizar .Pois toda privatização exercida por ela e uma porcaria .Só olhar 262e a 153que sabe o que estou falando.So usam produtos de péssima qualidade e executam da mesma forma.E Brasil que não acaba mais Deus me livre
A rodovia é péssima,não pode nem ter pedágio,o governo Zema é o pior q Minas já teve e tem
A 262 é federal! O que o Zema tem a ver com isso?
Amigão estuda um pouco sobre gestão pública para entender as coisas antes de falar besteiras – fora o fato quando as transformam em “fake news” como desinformação para os outros desinformados que vão propagar as mesmas coisas..
Quem cuida das Rodovias Federais (as BR’s) que liga todos os estados e as regiões do Brasil é o Governo Federal, que através do Ministério dos Transportes e por meio do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que tem a obrigação de administrar como revitalizar as já existentes rodovias federais públicas ou construir novas rodovias como fazer duplicações – coisa que o Brasil carece demais na lógica nacional.
Já quem cuida das Rodovias Estaduais como as MA’s aqui no Maranhão e as MG’s aí nas Minas Gerais são os Governos desses respectivos estados, através das Secretárias de Transportes por meio dos Departamentos de Estradas de Rodagem (os DER’s). E por fim;
Quem cuida das Rodovias Privatizadas são as empresas chamadas “concessionárias”, onde elas ganham uma licitação seja do Governo federal ou dos estados, para gerir uma determinada rodovia durante cerca de 20/30 anos, onde essa empresa terá como obrigação – além de arrecadar milhões de reais anuais do povo trabalhador brasileiro através dos pedágios -, ela terá que fazer os investimentos necessários durante os anos de concessão para trazer investimentos pesados para as melhorias das rodovias para a população e para cidades por onde passam. Já quem tem a responsabilidade de fiscalizar todas essas concessões de rodovias e o cumprimento dos contratos de concessão, estar a cargo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) – autarquia federal do governo para esse propósito.
Toda troca de concessionária é isto; nem começou é já cobra. E o mesmo que pagar pelo invisível,e o que pagamos por longo tempo e não tivemos retorno é ” só no nosso”?
VERGONHA, LADRÕES.