Por meio dos 20 contratos de concessão rodoviária sob sua responsabilidade, são gerados benefícios à sociedade, tais como as verbas anuais do RDT, os atendimentos médicos, os serviços mecânicos, o recolhimento do ISSQN aos municípios, as ações socioeducativas, entre outros.

Os Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT) são verbas anuais que estão previstas nos contratos de concessão de rodovias federais destinadas à aplicação em projetos e pesquisas na área de engenharia rodoviária, para promover a modernização da infraestrutura, o desenvolvimento e o aprimoramento das concessões de rodovias federais.

O RDT é um dos benefícios gerados pelo Programa de Concessões de Rodovias Federais como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está divulgando na série de reportagens iniciadas neste mês de dezembro.

Em 2017, com o RDT, as concessionárias de rodovias federais investiram mais de R$ 9,7 milhões em estudos e pesquisas na área de engenharia rodoviária. Para 2018, a previsão é que esses investimentos ultrapassem R$10 milhões.

Além de estimular o desenvolvimento tecnológico aplicado às rodovias concedidas, o RDT contribui para a formação profissional de muitos estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Em 2017, participaram como bolsistas nos projetos do RDT 54 alunos de graduação, 21 de mestrados e 9 de doutorado.

Esse recurso também financiou, em 2017, 454 capacitações de profissionais que atuam na área de concessões rodoviárias, entre colaboradores das concessionárias, servidores da ANTT e de outros órgãos.

Muitos trabalhos financiados pelo RDT foram publicados em congressos, revistas técnicas e até mesmo contribuíram para a elaboração de normas técnicas, como a Norma Rodoviária Especificação de Material DNIT-EM 276/1996 (substituída pela DNIT-EM 276/2000).

Anualmente, a ANTT promove um Workshop sobre os Recursos de Desenvolvimento Tecnológico nas Concessões Rodoviárias, gratuito e aberto ao público, que tem o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas realizadas e aproximar as instituições de estudos e pesquisas das concessionárias de rodovias, criando oportunidades para novas parcerias.

A seguir, as pesquisas desenvolvidas com recursos do RDT no ano de 2017:

ConcessionáriaTítulo do ProjetoConcluídos em 2017
Autopista Fernão DiasDesenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de Instrumentação e Sistema Weigh In Motion: FASE II
Autopista Fernão DiasMetodologia para Avaliação Técnica e de Durabilidade de Sinalização Horizontal de Rodovias de tráfego muito pesado FASE II
Autopista Litoral SulRiscos geológico-geotécnicos em taludes rodoviários: desenvolvimento de uma metodologia de mapeamento e gerenciamento digital de informações para a BR-376, trecho da Serra do Mar (PR-SC) – FASE 3
Autopista Litoral SulTaludes rodoviários da BR-376/PR e BR-101/SC: gerenciamento da segurança e da manutenção de estruturas de contenção através de ensaios não destrutivos
Autopista Litoral SulMisturas do tipo Large Stone Asphalt Mixture (LSAM) – uma alternativa para restauração de rodovias de tráfego muito pesado
Autopista Régis BittencourtSoluções para a redução de acidentes por derrapagem em pista molhada através da textura superficial dos pavimentos
Autopista Régis BittencourtGestão da segurança dos taludes rodoviários da rodovia Régis Bittencourt, trecho da Serra do Mar PR-SP: estudos probabilísticos e monitoramento geológico-geotécnico para mensuração de riscos através de critérios econômicos
Autopista Régis BittencourtRestaurações da camada de rolamento de pavimentos asfálticos visando maior durabilidade e atendimento da textura superficial
CONCEBRASGO – Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Ocorrências
CONCEBRASAO-Desenvolvimento de um Sistema Web para acompanhamento de obras rodoviárias24/07/2017
CONCEBRAImplantação Piloto de um Sistema de Pesagem em Movimento de Alta Velocidade (HS-WIM) como Ferramenta de Fiscalização – Tomada de Subsídio
ROTA DO OESTEFiscalização de eixo suspenso em praças de pedágio
ROTA DO OESTEAproveitamento do RAP em Regiões de Alta Temperatura e Tráfego Pesado
CRTSGGR-116 Sistema De Gerência Geológico-Geotécnico De Encostas e Taludes Da Rodovia BR-116/RJ01/03/2017
ECO 101Estabilização de Solos com Aditivo Químico, Escória e Cimento.
MGOAplicação de Inovação em Pavimentação: Estudo de Desempenho de Misturas Usinadas de Agregados-BioLigante para Camadas de Revestimentos de Pavimentos Rodoviários
MS VIAEstudo do Comportamento Mecânico de Solos Estabilizados Quimicamente no Estado de mato Grosso do Sul BR-163/MS
MS VIACapacitação em Gestão Socioambiental de Rodovias da BR-163/MS11/05/2017
TransbrasilianaAnálise Da Resistência A Propagação De Fissuras De Uma Membrana Polimérica Aplicada Sobre Bases Cimentadas
VIA 040Método Para Cálculo Do Nível De Serviço Em Rodovias De Pista Simples: Desenvolvimento A Partir De Dados Da Rodovia BR 040
VIA 040Análises De Desempenho De Pavimentos Asfálticos E De Fator Campo X  Laboratório
VIA 040Comportamento De Taludes No Quadrilátero Ferrífero E Serra Da Mantiqueira Sob Ação De Chuva, Água E Explosivos
VIA 040Procedimento Para Levantamento Visual Contínuo Informatizado (LVCI) Pelo Método Da Varredura31/07/2017
VIA 040Irregularidade Longitudinal De Pavimentos: Correlação Entre QI E IRI E Comparação De Equipamentos31/07/2017
NOVA DUTRAReciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland – Desenvolvimento de método de dimensionamento e avaliação de processos construtivos31/07/2017
NOVA DUTRACaracterização reológica de ligantes asfálticos com vistas à seleção de materiais e ao controle de qualidade31/07/2017
NOVA DUTRAMateriais de Sinalização Horizontal: Avaliação do desempenho para elevados volumes de tráfego31/05/2017
NOVA DUTRAAsfalto Borracha: Revisão bibliográfica, avaliação reológica do ligante asfáltico e determinação dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas.31/12/2017
NOVA DUTRAModelo de Serviço de Telemedicina para atendimento emergencial em rodovia baseada em Centro de Apoio Referenciada para encaminhamentos31/07/2017
NOVA DUTRADeterminação do módulo de resiliência, módulo dinâmico e flow number de misturas asfálticas com diversos ligantes asfálticos e faixas granulométricas
NOVA DUTRAAvaliação do tipo de cimento e de compactação nos parâmetros mecânicos da BGTC
NOVA DUTRAReciclagem de pavimentos asfálticos com espuma de asfalto. Etapa 1: Estudo Laboratorial
NOVA DUTRATreinamento e Capacitação Técnica em Pavimentação
NOVA DUTRA“Ecodriving BR – reduzindo custos e ampliando benefícios socioambientais na principal rodovia brasileira”
NOVA DUTRADosagem de misturas asfálticas com energias distintas no compactador giratório SUPERPAVE
NOVA DUTRAAvaliação da aderência entre camadas asfálticasData de conclusão (concluído em 2017)

 

Os relatórios das pesquisas concluídas, inclusive de anos anteriores, podem ser acessados aqui.

Histórico – A ANTT regula e fiscaliza a exploração da infraestrutura rodoviária federal pela iniciativa privada, mediante contratos de concessão. Por meio dos 20 contratos de concessão rodoviária sob sua responsabilidade, são gerados benefícios à sociedade, tais como as verbas anuais do RDT, os atendimentos médicos, os serviços mecânicos, o recolhimento do ISSQN aos municípios, as ações socioeducativas, entre outros.

Na próxima reportagem desta série especial, será abordada a geração de empregos decorrentes das concessões rodoviárias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANTT