Os Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT) são verbas anuais que estão previstas nos contratos de concessão de rodovias federais destinadas à aplicação em projetos e pesquisas na área de engenharia rodoviária, para promover a modernização da infraestrutura, o desenvolvimento e o aprimoramento das concessões de rodovias federais.
O RDT é um dos benefícios gerados pelo Programa de Concessões de Rodovias Federais como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está divulgando na série de reportagens iniciadas neste mês de dezembro.
Em 2017, com o RDT, as concessionárias de rodovias federais investiram mais de R$ 9,7 milhões em estudos e pesquisas na área de engenharia rodoviária. Para 2018, a previsão é que esses investimentos ultrapassem R$10 milhões.
Além de estimular o desenvolvimento tecnológico aplicado às rodovias concedidas, o RDT contribui para a formação profissional de muitos estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Em 2017, participaram como bolsistas nos projetos do RDT 54 alunos de graduação, 21 de mestrados e 9 de doutorado.
Esse recurso também financiou, em 2017, 454 capacitações de profissionais que atuam na área de concessões rodoviárias, entre colaboradores das concessionárias, servidores da ANTT e de outros órgãos.
Muitos trabalhos financiados pelo RDT foram publicados em congressos, revistas técnicas e até mesmo contribuíram para a elaboração de normas técnicas, como a Norma Rodoviária Especificação de Material DNIT-EM 276/1996 (substituída pela DNIT-EM 276/2000).
Anualmente, a ANTT promove um Workshop sobre os Recursos de Desenvolvimento Tecnológico nas Concessões Rodoviárias, gratuito e aberto ao público, que tem o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas realizadas e aproximar as instituições de estudos e pesquisas das concessionárias de rodovias, criando oportunidades para novas parcerias.
A seguir, as pesquisas desenvolvidas com recursos do RDT no ano de 2017:
Concessionária | Título do Projeto | Concluídos em 2017 | |
Autopista Fernão Dias | Desenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de Instrumentação e Sistema Weigh In Motion: FASE II | ||
Autopista Fernão Dias | Metodologia para Avaliação Técnica e de Durabilidade de Sinalização Horizontal de Rodovias de tráfego muito pesado FASE II | ||
Autopista Litoral Sul | Riscos geológico-geotécnicos em taludes rodoviários: desenvolvimento de uma metodologia de mapeamento e gerenciamento digital de informações para a BR-376, trecho da Serra do Mar (PR-SC) – FASE 3 | ||
Autopista Litoral Sul | Taludes rodoviários da BR-376/PR e BR-101/SC: gerenciamento da segurança e da manutenção de estruturas de contenção através de ensaios não destrutivos | ||
Autopista Litoral Sul | Misturas do tipo Large Stone Asphalt Mixture (LSAM) – uma alternativa para restauração de rodovias de tráfego muito pesado | ||
Autopista Régis Bittencourt | Soluções para a redução de acidentes por derrapagem em pista molhada através da textura superficial dos pavimentos | ||
Autopista Régis Bittencourt | Gestão da segurança dos taludes rodoviários da rodovia Régis Bittencourt, trecho da Serra do Mar PR-SP: estudos probabilísticos e monitoramento geológico-geotécnico para mensuração de riscos através de critérios econômicos | ||
Autopista Régis Bittencourt | Restaurações da camada de rolamento de pavimentos asfálticos visando maior durabilidade e atendimento da textura superficial | ||
CONCEBRA | SGO – Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Ocorrências | ||
CONCEBRA | SAO-Desenvolvimento de um Sistema Web para acompanhamento de obras rodoviárias | 24/07/2017 | |
CONCEBRA | Implantação Piloto de um Sistema de Pesagem em Movimento de Alta Velocidade (HS-WIM) como Ferramenta de Fiscalização – Tomada de Subsídio | ||
ROTA DO OESTE | Fiscalização de eixo suspenso em praças de pedágio | ||
ROTA DO OESTE | Aproveitamento do RAP em Regiões de Alta Temperatura e Tráfego Pesado | ||
CRT | SGGR-116 Sistema De Gerência Geológico-Geotécnico De Encostas e Taludes Da Rodovia BR-116/RJ | 01/03/2017 | |
ECO 101 | Estabilização de Solos com Aditivo Químico, Escória e Cimento. | ||
MGO | Aplicação de Inovação em Pavimentação: Estudo de Desempenho de Misturas Usinadas de Agregados-BioLigante para Camadas de Revestimentos de Pavimentos Rodoviários | ||
MS VIA | Estudo do Comportamento Mecânico de Solos Estabilizados Quimicamente no Estado de mato Grosso do Sul BR-163/MS | ||
MS VIA | Capacitação em Gestão Socioambiental de Rodovias da BR-163/MS | 11/05/2017 | |
Transbrasiliana | Análise Da Resistência A Propagação De Fissuras De Uma Membrana Polimérica Aplicada Sobre Bases Cimentadas | ||
VIA 040 | Método Para Cálculo Do Nível De Serviço Em Rodovias De Pista Simples: Desenvolvimento A Partir De Dados Da Rodovia BR 040 | ||
VIA 040 | Análises De Desempenho De Pavimentos Asfálticos E De Fator Campo X Laboratório | ||
VIA 040 | Comportamento De Taludes No Quadrilátero Ferrífero E Serra Da Mantiqueira Sob Ação De Chuva, Água E Explosivos | ||
VIA 040 | Procedimento Para Levantamento Visual Contínuo Informatizado (LVCI) Pelo Método Da Varredura | 31/07/2017 | |
VIA 040 | Irregularidade Longitudinal De Pavimentos: Correlação Entre QI E IRI E Comparação De Equipamentos | 31/07/2017 | |
NOVA DUTRA | Reciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland – Desenvolvimento de método de dimensionamento e avaliação de processos construtivos | 31/07/2017 | |
NOVA DUTRA | Caracterização reológica de ligantes asfálticos com vistas à seleção de materiais e ao controle de qualidade | 31/07/2017 | |
NOVA DUTRA | Materiais de Sinalização Horizontal: Avaliação do desempenho para elevados volumes de tráfego | 31/05/2017 | |
NOVA DUTRA | Asfalto Borracha: Revisão bibliográfica, avaliação reológica do ligante asfáltico e determinação dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas. | 31/12/2017 | |
NOVA DUTRA | Modelo de Serviço de Telemedicina para atendimento emergencial em rodovia baseada em Centro de Apoio Referenciada para encaminhamentos | 31/07/2017 | |
NOVA DUTRA | Determinação do módulo de resiliência, módulo dinâmico e flow number de misturas asfálticas com diversos ligantes asfálticos e faixas granulométricas | ||
NOVA DUTRA | Avaliação do tipo de cimento e de compactação nos parâmetros mecânicos da BGTC | ||
NOVA DUTRA | Reciclagem de pavimentos asfálticos com espuma de asfalto. Etapa 1: Estudo Laboratorial | ||
NOVA DUTRA | Treinamento e Capacitação Técnica em Pavimentação | ||
NOVA DUTRA | “Ecodriving BR – reduzindo custos e ampliando benefícios socioambientais na principal rodovia brasileira” | ||
NOVA DUTRA | Dosagem de misturas asfálticas com energias distintas no compactador giratório SUPERPAVE | ||
NOVA DUTRA | Avaliação da aderência entre camadas asfálticas | Data de conclusão (concluído em 2017) |
Os relatórios das pesquisas concluídas, inclusive de anos anteriores, podem ser acessados aqui.
Histórico – A ANTT regula e fiscaliza a exploração da infraestrutura rodoviária federal pela iniciativa privada, mediante contratos de concessão. Por meio dos 20 contratos de concessão rodoviária sob sua responsabilidade, são gerados benefícios à sociedade, tais como as verbas anuais do RDT, os atendimentos médicos, os serviços mecânicos, o recolhimento do ISSQN aos municípios, as ações socioeducativas, entre outros.
Na próxima reportagem desta série especial, será abordada a geração de empregos decorrentes das concessões rodoviárias.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ANTT