A Renovias dá início à nova etapa da Campanha Bate Coração, com atendimento realizado entre os dias 26 e 30 de março, das 8 às 17 horas, no Posto e Restaurante RVM, localizado na altura do km 160 da SP-340 (Pista Norte), em Mogi Mirim. Gratuita, a iniciativa integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e tem como objetivo fornecer informações sobre doenças arteriais coronárias, contribuindo para a reeducação alimentar e mudança de hábitos dos caminhoneiros.
“Motoristas com qualidade de vida podem trabalhar melhor, o que colabora para a redução dos riscos de acidentes na rodovia” observa o coordenador do programa, o médico Eli Paulo Colombo Filho. Como acontece em todas as ações, quem parar no posto receberá orientações sobre doenças do coração, passará por consulta médica e fará exame de eletrocardiograma e teste de glicemia, que detectam, respectivamente, doenças cardíacas e diabetes.
De início, a equipe médica e de enfermagem faz aferição da pressão arterial e, durante consulta, oferece dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sangüínea. Após o atendimento, será entregue cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas, funcionamento do aparelho circulatório e alimentação saudável.
Criada em julho de 2002, a campanha já atendeu 8,6 mil usuários, dos quais 60% motoristas de caminhão. A outra parte é formada por usuários em geral. Conheça os números da campanha do início (julho de 2002) até o final de 2006:
63,7% dos caminhoneiros atendidos têm entre 31 e 50 anos;
64,8% não praticam atividade física;
71,5% têm alimentação baseada em comida gordurosa;
31,8% dormem menos de 6 horas por dia;
39,9% estão acima do peso, sendo 16,2% considerados obesos mórbidos;
57,4% ingerem bebida alcoólica regularmente;
25,9% apresentaram alteração na pressão arterial;
14,3% estavam com o exame de glicemia alterado;
3,8% estavam com alteração no eletrocardiograma;
6,3% foram encaminhados a cardiologista.