Cerca de 68 mil veículos estão sendo esperados pela Renovias durante o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista. A contagem é feita na Pista Norte da Praça de Pedágio Jaguariúna (SP-340 km 123). A operação especial vai da zero hora da sexta-feira (6/7) até meia-noite da segunda-feira (9/7).
“Os horários de picos na saída devem se concentrar entre 18 e 21 horas de sexta (6/7) e entre 9 e 12 horas de sábado (7/7)”, revela o gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Cezar Bahú. “No retorno, na segunda (9/7), o movimento deve ser maior entre 17 e 21 horas.”
De acordo com Bahú, os motoristas devem ficar atentos à incidência de neblina, fenômeno comum nesta época do ano. “É mais seguro trafegar com o farol baixo aceso porque isso aumenta as chances de seu veículo ser visto”, alerta. Além disso, é fundamental reduzir a velocidade, deixando-a compatível com seu campo de visão.
O gerente lembra que há situações em que a neblina é tão intensa que a visibilidade fica extremamente prejudicada. Nesse caso, é recomendável parar numa área segura, como postos de serviço ou bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). “Nunca se deve parar na pista ou ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento”, ressalta. “E o acostamento só deve ser usado em caso de emergência.”
A Renovias coloca à disposição 24 horas por dia o Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU), que disponibiliza guinchos, ambulâncias, veículos de inspeção e caminhões de combate a incêndio. Para acionar um dos serviços, ligue 0800 0559696 ou acione um dos fones de emergência.
Condições de tráfego nas rodovias podem ser conhecidas pelo www.renovias.com.br.