Obras serão realizadas em 53 quilômetros da via, no Triângulo Mineiro
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) retomará em breve a pavimentação da rodovia MGC-455, entre Uberlândia e Campo Florido, no Triângulo Mineiro.
De acordo com o Departamento, os serviços serão feitos em uma extensão de 53,04 quilômetros a partir da ponte sobre o rio Cabaçal, sentido Campo Florido, trecho que corresponde ao lote 2. As obras estão incluídas no Provias, maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária da última década em Minas.
Segundo o DER, o investimento é estimado em R$ 200 milhões e a previsão é a de que os trabalhos comecem em 2025, após atualização do projeto de engenharia, levantamento de custos e licitação das obras.
Integração
A continuidade da pavimentação vai permitir maior integração da região Centro-oeste do Triângulo Mineiro com o Sul e Sudeste do Triângulo.
Após concluído, o trecho vai passar a ser uma alternativa de trajeto para quem se destina ao estado de São Paulo e desafogará o tráfego da BR-050, da BR-364 e da BR-153.
Além disso, a rodovia tem grande importância para o escoamento da produção de grãos e açúcar na região, que abriga usinas do setor sucroalcooleiro.
“O governador Romeu Zema tem um compromisso que é acabar com o cemitério de obras abandonadas no estado. Terminar a obra Uberlândia Campo Florido é uma questão de responsabilidade”, reforçou Professor Mateus.
Histórico
A rodovia MGC-455, entre Uberlândia e Campo Florido, tem a extensão total de 107,7 quilômetros e a pavimentação, iniciada em 2010, foi dividida em dois lotes. O primeiro, com 54,66 quilômetros, entre Uberlândia até a ponte sobre o rio Cabaçal, já foi concluído em 2019.
No lote 1 foram investidos, conforme a última medição dos serviços, R$ 97,4 milhões na pavimentação e R$ 4,5 milhões para a construção das pontes sobre o rio do Peixe e rio Piracanjuba, totalizando R$ 101,9 milhões.
Provias
Na região, recentemente, por meio do Provias, o Governo de Minas concluiu a recuperação funcional de 12,4 quilômetros que envolve três segmentos rodoviários: a LMG-733 – entre MGC-455 (Pirajuba) e a cidade de Frutal -, a MGC-455, entre Campo Florido e Pirajuba, e a MGC-455 na altura do trevo para Pirajuba.
O Provias tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.
O programa, lançado em abril de 2022, já conta cerca de R$ 4,6 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 143 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado, o que corresponde a 4,14 mil quilômetros de melhorias.
O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
O programa tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.
Com informações do DER de Minas