O DNIT executou em setembro R$ 1,101 bilhão (um bilhão e cento e um milhões de reais), retomando o ritmo de pagamento das obras de infraestrutura. Contribuíram para este resultado obras executadas em todas as regiões do Brasil, que estão sendo assistidas com aportes do Governo Federal. Os contratos de manutenção ganharam impulsão no portfólio da Autarquia, que vai se refletir na recuperação da malha.

Retomada de obras do DNIT registra investimentos de R4 1,1 bi em setembro

 

“O usuário das rodovias vai perceber os resultados. Concluídos os serviços de recuperação do pavimento, terá início a sinalização horizontal e vertical, uma vez que os contratos do Programa BR Legal já estão assinados”, comenta o Diretor Geral do DNIT, Jorge Fraxe.

A maior execução em serviços de manutenção ocorreu em Minas Gerais, estado onde o DNIT está concluindo a duplicação de 218 quilômetros da BR-050 . A duplicação integra o trecho que foi concedido na última semana por meio do Programa de Investimento em Logística (PIL). A BR-163/364 em Mato Grosso e BR-060 em Goiás também fazem parte do PIL, ou se articulam com o Programa, e se destacaram pela execução. “As obras que cabem ao DNIT estão em bom ritmo”, observa o diretor executivo da Autarquia, Tarcísio Freitas.

Também se destacaram obras que estão próximas de serem concluídas, a exemplo da Via Expressa de Salvador, a BR-448/RS, conhecida como Rodovia do Parque, o Contorno de Maringá/PR e a BR-222, no Ceará, que está praticamente restaurada.

Obras importantes do ponto de vista logístico avançaram, como a Ponte de Laguna, em Santa Catarina, que vai eliminar um gargalo na duplicação da BR-101, assim como a duplicação da BR-135/MA, única via de acesso a São Luís, e a pavimentação da BR-230/PA, acesso a Usina de Belo Monte. Destaca-se também o corredor da BR-101- Nordeste, que está sendo duplicado em mais dois estados – Sergipe e Alagoas.

Em Rondônia, a principal artéria de escoamento da produção – a BR-364 – está sendo recuperada. As obras complementares da ponte sobre a BR-319/RO, que foram contratadas pelo RDC – Regime Diferenciado de Contratações, na modalidade Contratação Integrada, apresentaram performance bastante expressiva. No Pará, após o período chuvoso na região, o ritmo dos serviços foi retomado na BR163/PA.

Fonte; ASCOM/DNIT