Quem trafega pela BR-174, sentido Sul, já percebe a diferença. O que era sonho virou realidade. Há muitos anos, a rodovia foi considerada como uma das piores do país. Porém, a vontade do roraimense em ver a BR-174 em perfeito estado de trafegabilidade está próxima de se concretizar. A obra de revitalização do trecho Boa Vista até Caracaraí, total de 126,6quilômetros, iniciou-se em setembro do ano passado.

O investimento está orçado em 85 milhões. A verba foi destinada pelo Ministério dos Transportes, via Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes Terrestres (Dnit), com uma contrapartida de 10% desse total, feita pelo Estado. O prazo de execução é de três anos.

O governador Anchieta disse que tem garantia do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, da liberação de 100 milhões em 2009 e mais 100 para o próximo ano. “Temos a perspectiva de aplicarmos cerca de 300 milhões na BR-174 nos próximos três anos. Com serviço de qualidade, a estrada terá uma vida útil de 10 anos”, destacou Anchieta.

Para o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Orlando Júnior, a restauração da BR é fundamental para o Desenvolvimento econômico de Roraima. “É uma obra de grande porte, com o objetivo de garantir o escoamento da produção e melhorar a malha rodoviária do Estado”, frisou.

Uma Nova Camada
Em alguns trechos da rodovia foram executados ensaios laboratoriais. Para cada ensaio uma solução diferente. Nos segmentos onde não houve correção de reparos localizados, a estrutura do pavimento encontrava-se em bom estado de conservação. Em outras partes, onde o pavimento estava totalmente danificado, houve a necessidade de fazer a fresagem do revestimento asfáltico.

Na maioria do trecho de Boa Vista a Mucajaí foi executado o método de fresagem, ou seja, retira-se o asfalto velho, faz o reforço e depois aplica o asfalto. O asfalto que foi aplicado até o momento não é o definitivo. Segundo o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Roberto Santiago, ainda falta colocar uma camada final em torno de cinco centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). De Boa Vista a Mucajaí, já foram executados aproximadamente 50 quilômetros de asfalto, sem a última camada.

Provisória
A sinalização horizontal existente também é provisória. Conforme Roberto Santiago, a sinalização foi colocada para dar mais segurança aos motoristas. “Quando os serviços estiverem finalizados, a rodovia vai ganhar uma nova sinalização”, explicou o engenheiro.

AcostamentosSegundo a explicação do engenheiro Roberto Santiago, só será aplicado a última camada de asfalto quando os acostamentos estiverem prontos. “Essa é uma medida técnica para não danificarmos o novo asfalto”, frisou Santiago.

Boa Vista/Caracaraí
No trajeto de Mucajaí a Caracaraí as obras estão em ritmo acelerado. Neste trecho será executado, em sua maior parte, a reciclagem do pavimento, isto é, a máquina recicladora tritura o pavimento velho, faz-se uma nova base e, em seguida, a rodovia recebe um asfalto novo. De acordo com planejamento da empresa, a obra está prevista para terminar em dois verões, ou seja, em dois anos, em maio de 2010. No decorrer da obra serão gerados cerca de 300 empregos diretos e 1200 indiretos. O próximo passo do governo do Estado é recuperar o trecho de Caracaraí até a divisa com o Amazonas.

O deputado Federal Luciano Castro já garantiu para este ano o repasse de R$ 100 milhões para a restauração da BR-174, de Caracaraí até a divisa com o Amazonas. Luciano ressaltou que para recuperar totalmente a rodovia será necessário mais de 500 milhões. “A BR-174 tem mais de 20 anos. Os serviços anteriores foram executados em Tratamento Superficial Duplo (TSD) e já não suportam mais.

Tudo que foi investido na rodovia ao longo dos anos foi para manutenção. O investimento para restauração é muito alto. Um quilômetro de asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) vale R$ 1 mi”, disse o
parlamentar.Luciano ressaltou ainda que também já garantiu 37 milhões de reais para restauração da BR-210 para 2009. “Enquanto as obras não começam vamos continuar os serviços de manutenção para dar trafegabilidade na estrada”, frisou o deputado.

Projetos estão prontosOs projetos de restauração da BR-174, Norte e Sul, Caracaraí até o quilômetro zero na reserva indígena Wamiri Atroari e Boa Vista até Pacaraima, e da BR-210, Novo Paraíso até São João da Baliza, já foram entregues ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para fins de aprovação.