Infra SP, empresa do Grupo CCR, administra mais de 250 quilômetros dessa importante via do Estado de São Paulo
A Rodovia Castello Branco (SP-280), uma das mais importantes vias do Estado de São Paulo, que foi projetada para ser grandiosa e levar desenvolvimento para o oeste paulista, comemora, nesse mês de novembro, 50 anos desde a inauguração da sua primeira etapa, entre São Paulo e Torre de Pedra, em 10 de novembro de 1968.
De acordo com informações históricas do DER (Departamento de Estrada de Rodagem), esse trecho começou a ser construído em 1963 e custou 348 milhões de cruzeiros novos, cerca de R$ 3,6 bilhões em valores atuais.
As etapas seguintes dessa rodovia foram entregues em janeiro de 1971, entre Torre de Pedra e Avaré, e em abril de 1992, até Santa Cruz do Rio Pardo.
Na década de 90, mesmo depois da sua conclusão e de já estar figurando entre as melhores estradas do Brasil, a Rodovia Castello Branco tinha potencial para se tornar ainda melhor. E foi nos anos de 1998 e 2000 que ela foi concedida, respectivamente, à ViaOeste (km 13,4 ao km 79,3) e à SPVias (km 129,6 ao km 315), atualmente administradas pela CCR Infra SP, empresa do Grupo CCR que é responsável pelas concessões de rodovias do Estado de São Paulo.
No trecho administrado pela CCR SPVias, entre Tatuí e Santa Cruz do Rio Pardo as mudanças foram muito significativas, tanto para o usuário que trafega pela rodovia quanto para os moradores das cidades lindeiras.
De acordo com o diretor da concessionária, José Salim, a estrada ajudou a impulsionar o desenvolvimento da região. “Administramos mais de 185 quilômetros e estamos às margens de muitos municípios que possuem menos de 10 mil habitantes. Contudo, sabemos que a SP-280 possibilitou a instalação de diversas empresas, que atualmente contribuem na geração de renda dessas pequenas cidades”, afirma.
Trecho localizado em Porangaba no km 172 — Foto: Digna Imagem/Clóvis Ferreira/Divulgação
E os benefícios para os moradores das cidades de Tatuí, Cesário Lange, Quadra, Porangaba, Torre de Pedra, Bofete, Pardinho, Itatinga, Avaré, Cerqueira César, Iaras, Águas de Santa Bárbara e Santa Cruz do Rio Pardo não param por aí, pois desde o ano 2001 a CCR SPVias repassou mais 348 milhões de reais por meio do ISS (Imposto Sobre Serviço) para esses municípios. O dinheiro desse imposto é depositado diretamente para o Poder Municipal, que determina em que área aplicará o recurso, sendo saúde, transporte e educação, etc.
Por falar em educação, as crianças lindeiras à Rodovia Castello Branco também são beneficiadas, pois, por meio do Instituto CCR e da CCR SPVias, participam do programa “Caminhos para a Cidadania”, que é uma ação sócio educacional com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania. O objetivo do programa é contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos.
De acordo com a coordenadora de projetos sociais do Instituto CCR, na concessionária, Débora Aguiar, mais de oito mil alunos e 300 professores são atualmente beneficiados pelo projeto em 12 cidades. “Todos eles recebem material pedagógico gratuito, além de diversas outras atividades, como encontros para os educadores e peças teatrais para as crianças”, conta.
A obra mais importante nesse período foi a duplicação do viaduto da Serra de Botucatu. Localizado no município de Itatinga, entre os quilômetros 204 e 206, esse era o único trecho da SP 280 que ainda não era duplicado e encontrava-se inacabado desde a década de 70. Contudo, em 2008, a concessionária iniciou as obras, que duraram dois anos, e entregou 1,77 quilômetros compatíveis com a qualidade e segurança da SP-280.
Antes e depois da duplicação da Serra de Botucatu, entre o km 204 e 206 da SP-280 — Foto: Fotos de arquivo/ Digna Imagem/Clóvis Ferreira/Divulgação
E os usuários da rodovia? Aqueles que trafegam todos os dias levando pessoas e cargas? Também foram beneficiados. A começar pela redução no índice de mortes, que se comparar com o início da concessão chegou ao número de 62%.
Segundo o gestor de atendimento da concessionária, Luiz De Donno, esse resultado é a soma do trabalho de diversas equipes, que trabalham 24 horas por dia e sete dias por semana para atender o motorista. “A Rodovia Castello Branco é a via onde temos o maior fluxo de veículos e por isso estamos atentos a qualquer ocorrência para, assim, agir o mais rápido possível, aumentando a segurança viária e proporcionado fluidez no tráfego”, conta.
“Ela, uma senhora de cinco décadas, está melhor a cada ano, melhor a cada quilômetro. E para nós da Concessionária é um prazer cuidar dessa via, que recebe diariamente 45 mil veículos, tornando o nosso sudoeste paulista ainda mais bonito e atraente para turistas e investidores”, afirma José Salim, diretor da concessionária.
Essa grandiosidade também é construída pela CCR ViaOeste, que administra a rodovia entre o km 13,4 e km 79,3. Nesse trecho, já foram investidos mais de 1,2 bilhão de reais. Para contar parte dessa história, a CCR ViaOeste realiza exposição itinerante sobre os 50 anos da construção da Castello.
A mostra ficará exposta no Iguatemi Esplanada, localizado na Região Metropolitana de Sorocaba, entre os dias 8 e 22 de novembro. A mostra, composta por 11 painéis, traz um conjunto inédito de fotos e informações históricas sobre a construção da rodovia e sua inauguração em 1968. A exposição é gratuita e indicada para todos os públicos.
Trecho inicial da Rodovia Castello Branco (SP 280), na região de Osasco em 1968. No destaque, o monumento de concreto construído para a inauguração. — Foto: Acervo da Biblioteca da Secretaria de Logística e Transporte/Divulgação