MELHORIAS: O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) investiu R$ 970.063,27 na execução de melhorias na PR-474, entre Anahy e a BR-369, na região Oeste do Estado. O trecho de 8,39 quilômetros recebeu serviços de remendos, reperfilagem, microrrevestimento, desconfinamento lateral de bordo e sinalização horizontal. Fotos: Divulgação/DER-PR

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), serviços de conservação garantem mais segurança e conforto aos usuários na ligação rodoviária entre o município e a BR-369, parte do Anel de Integração

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) investiu R$ 970.063,27 na execução de melhorias na PR-474, entre Anahy e a BR-369, na região Oeste do Estado. O trecho de 8,39 quilômetros recebeu serviços de remendos, reperfilagem, microrrevestimento, desconfinamento lateral de bordo e sinalização horizontal.

“A rodovia PR-474 é a ligação de Anahy com uma das artérias do Paraná, a BR-369, sendo de grande importância para a economia do município, voltada para o cultivo do milho, da soja e mandioca, além da criação de aves e gado. Com essas melhorias garantimos a segurança para o transporte de cargas e para o deslocamento dos anaienses até os demais municípios da região Oeste e aos municípios vizinhos na região Noroeste”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

“Esse trecho da PR-474 apresentava um pavimento em condições razoáveis e ruins, sendo necessário atender toda a sua extensão, alternando soluções de microrrevestimento e aplicação de CBUQ. Esses serviços são importantes para garantir uma qualidade boa ou muito boa, que se mantenha por um período longo, tendo em vista que o fim das atuais concessões de pedágio poderá resultar em mais movimento entre esse município e a BR-369”, explica o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti.

Os serviços foram realizados por meio do lote 16 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do Departamento, responsável pela realização de melhorias em 332,23 quilômetros de rodovias da região Oeste, com um investimento total de R$ 39 milhões.

Obras

O desconfinamento lateral de bordo, uma das execuções realizadas, que é a remoção de uma camada superficial de solo ao lado da pista, facilitará o escoamento de água, preservando as condições da rodovia.

PROGRAMA: Os serviços foram realizados por meio do lote 16 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER. 

Para atender diretamente o pavimento, inicialmente foram executados os remendos superficiais e remendos profundos, de acordo com a necessidade. Os remendos profundos resolveram problemas como buracos e afundamentos, agindo na correção da base ou sub-base do pavimento, enquanto os remendos superficiais trocaram o revestimento danificado da pista.

Os outros serviços realizados diretamente no pavimento foram a reperfilagem, uma aplicação e compactação de uma nova camada de em média 2,5 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sobre o pavimento, para corrigir patologias, e o microrrevestimento, em que uma mistura asfáltica a frio de 8 milímetros é aplicada sobre o pavimento após sanadas as patologias, tendo uma função preventiva contra o desgaste natural e ação do clima.

Os trabalhos foram concluídos com uma nova sinalização horizontal e colocação de tachões e tachas refletivas no eixo da rodovia, garantindo ainda mais segurança aos usuários, principalmente à noite.

Fonte: Ascom do DER-PR