SINALIZAÇÃO: O DNIT está implantando nova sinalização rodoviária em segmentos com pistas duplicadas recentemente liberados na Rodovia Fernão Dias (BR-381), entre Governador Valadares e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Fotos: Divulgação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), serviços melhoram a visibilidade e aumentam a segurança dos usuários

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está implantando nova sinalização rodoviária em segmentos com pistas duplicadas recentemente liberados na Rodovia Fernão Dias (BR-381), entre Governador Valadares e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

De acordo com a Autarquia, a sinalização vertical (placas, painéis, pórticos, marcos quilométricos) e horizontal (faixas de eixo central, bordos de pistas) orienta os motoristas em circulação.

Ainda de acordo com o Dnit, os dispositivos de sinalização têm por finalidade delimitar o tráfego, identificar destinos e os locais de interesse; orientar condutores de veículos quanto aos percursos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário. Além disso, a sinalização vertical também limita a velocidade, que nos trechos duplicados é de 80 km/h para todos os tipos de veículos.

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Segundo o Departamento, em trechos duplicados, a sinalização é diferente daquela utilizada em desvios para obras. Nas pistas novas, a faixa de eixo central é tracejada, de cor branca com faixas contínuas nos bordos, na maioria dos trechos. Já os desvios têm sinalização contínua, na cor amarela, por exemplo.

De acordo com a Autarquia, com o lote 7 (Itabuna a Caeté) finalizado e com cerca de 90% de obras concluídas no lote 3.1 (acesso à MG-320 até Ribeirão Prainha), a duplicação da BR-381/MG também ganha a construção das proteções centrais de concreto, para divisão de pistas, conhecidas como barreiras New Jersey.

Além dessas proteções, a BR-381 recebe a instalação de defensas metálicas, em cabeceiras de pontes, segmentos em curva e Obras de Arte Especiais (OAE). OAE é o termo técnico utilizado para designar pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção.

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Segundo o Dnit, com as liberações de pistas alterando a forma da rodovia, a entrada e a saída de veículos e pedestres nos bairros acabam mudando. É preciso ter atenção à sinalização vertical disposta, para acesso e manobra de retorno em trevos, alças laterais para saída e viadutos construídos e liberados.