O trecho da MT-170 entre o Posto Norte até o trevo de acesso as cidades de Juina e Juara, no Noroeste de Mato Grosso, encontra-se completamente esburacado. Detalhe: a obra foi inaugurada há pouco mais de três anos. Pelas regras das contas públicas, estaria ainda sob seguro – o que exige reparo por parte da empresa que realizou o asfaltamento. A rodovia está em péssimas condições de trafegabilidade, oferecendo riscos e transtornos aos condutores.

A quantidade de carretas bi-trens e caminhões que trafegam pela MT-170 é grande. Muitos deles com excesso de peso, o que contribui para danificar ainda mais o piso. Não há fiscalização na rodovia. O Governo instalou no município de Brasnorte uma balança, mas, ela funciona somente das 8 às 18hs. Muitos caminhoneiros ficam parados aguardando o horário que os fiscais vão embora para seguir tranquilamente sua viagem com suas “super cargas”.

Exemplo de um péssimo serviço está no trevo da MT 170 para Juara. Além de muito mal projetado está totalmente danificado. A obra foi realizada há pouco mais de um ano.

Nos anos 70 quando da abertura do projeto Juína, tudo era interligado via AR1 hoje federalizada com a BR-174. Com o desenvolvimento da região noroeste, foram sendo criados novos municípios e, consequentemente, abertura de estradas. A MT-170 faz a ligação de Tangará da Serra com outros municípios da região noroeste e Vale do Arinos.