A concessionária Nova Dutra realiza regularmente o Estrada para Saúde, uma iniciativa de interesse público, que coloca a disposição médicos para serviços gratuitos aos caminhoneiros como aferição de pressão arterial, testes de colesterol, glicemia e visão, avaliação de risco cardíaco e atendimento médico.

O projeto está em curso desde 2001 e já beneficiou mais de 32 mil caminhoneiros. Além disso,  oferece dados assustadores sobre as condições de saúde dos motoristas profissionais, em particular os caminhoneiros.

Caminhoneiro no Estrada para Saúde

Em 2013 , quando 3.304 caminhoneiros foram examinados,  82% estavam obesos e 47% hipertensos.Para que se tenha uma ideia da gravidade do caso, segundo a Organização Mundial da Saúde a hipertensão arterial é responsável pela morte de 9,4 milhões de pessoas por ano, em todo mundo, além de estar relacionada com 45% dos ataques do coração e 51% dos derrames cerebrais. Além disso, 45% apresentaram problemas de deficiência visual. Mais de 34% admitem dirigir mais de 12h por dia, portanto em estado de fadiga.

Segundo Thiago Rodrigues, Analista de Relações Institucionais da CCR NovaDutra, a maioria não pratica exercícios. “A obesidade vai desencadeando uma série de doenças.” Ele informou que os relatórios dessas iniciativas são enviados para a ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres mas desconhece o uso que fazem dessas informações e se elas são repassadas para o Ministério da Saúde.

Ele informou ainda que já ocorreram situações em que motoristas foram atendidos pelos médicos e estavam em condições críticas, sendo levados imediatamente para o hospital.

Segundo Rodrigues, o Estrada para Saúde surgiu em decorrência da quantidade de acidentes com caminhoneiros, muitos dos quais podem ter sido provocados por problemas de saúde.  O trabalho é realizado regularmente durante o ano e divulgado pela concessionária na rodovia e através dos meios de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui